Design

Designer da UFMG cria uma embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Nos últimos dias, um projeto acadêmico revolucionou a embalagem usada para a pasta de dente. O estudante Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais, criou a Coolpaste, uma embalagem de pasta de dente sustentável e eco-friendly (amigável ao meio ambiente), que segue a proposta do design sustentável: economicamente viável, socialmente aceitável e ambientalmente correto. Conversamos sobre design sustentável neste artigo (é só clicar aqui).

O objetivo do projeto era desenvolver uma embalagem sustentável para um creme dental de uma maneira que não afetasse sua durabilidade ao ser transportado ou empilhado nas prateleiras. Como estudo de caso, o estudante utilizou o creme dental da Colgate.

Alguns itens da embalagem foram eliminados como a caixa de papel responsável por guardar o produto e o uso das tintas químicas que demoram a decompor na natureza. Isto tornou o produto mais leve e reduziu o desperdício, apresentando a Coolpaste como um produto de sucesso em termos de embalagem sustentável e design ecológico.

A embalagem não é apenas reciclável, mas também biodegradável. E ao invés do produto ser empilhado nas prateleiras, a ideia é que a Coolpaste fosse apresentada de forma suspensa. Este projeto seria a solução para questões logísticas e ambientais para marcas globais de creme dental, se implementadas. Ah, e a tampinha foi mantida! O projeto foi exposto em seu perfil no behance. Clique aqui e veja na íntegra. Confira algumas imagens do projeto:

Fonte das imagens: Allan Gomes – Behance

Clique aqui para comentar ( )