Uma das empresas do segmento de tecnologia que mais crescem no país, a b8one – laboratório de soluções digitais especializado em e-commerce fundado em 2018 – ampliou no ano passado o seu portfólio de clientes PMEs, passando a atender majoritariamente grandes corporações no Brasil e em outros 10 países – como Ambev, Brastemp, Colgate, Decathlon, Saint Gobain, Toyota, Vivo, Whirlpool – e agora comemora a sua virada de marca, com direito a uma música exclusiva criada por produtores renomados. A empresa acaba de apresentar a sua nova identidade visual, logomarca e o site de cara nova (b8one.com), posicionando-se de forma diferenciada em um mercado tradicional.
A b8one aposta na multiplicidade de cores, elementos e tipografias para reforçar o seu perfil moderno, desafiador, descontraído e, ao mesmo tempo, sério e comprometido. A ideia é explorar as diferentes personalidades da empresa, exaltando a sua pluralidade e capacidade de adaptação a diferentes canais de comunicação sem perder a essência.
“Nossa proposta sempre foi fazer a diferença em um mercado muito padronizado. Essa nova marca vem para traduzir o que somos. A b8one não é uma coisa só. Nós queremos ser uma empresa cada vez mais plural e a virada reflete esse novo momento de muito vigor e crescimento. No ano passado, tivemos um aumento de 800% no faturamento e na equipe, hoje com mais de 60 pessoas”, destaca Hugo Alvarenga, sócio-fundador.
O nome (fala-se em inglês “bi-eitchi-uan”) também ganhará maior significado e potência, remetendo sua nomenclatura à expressão “beat one”, que reforça o objetivo da empresa de criar soluções digitais que ajudem a posicionar seus clientes e parceiros entre os melhores do mercado.
Para complementar e fortalecer de forma arrojada e original a nova identidade, a empresa contratou um estúdio de áudio e música profissional, com atuação junto a grandes marcas do mercado brasileiro, para a criação de uma peça feita especialmente para a marca, que expressa em uma batida funk, cheia de brasilidade, a intensidade da empresa (confira aqui o vídeo de apresentação com a música). “Poderíamos ter recorrido a um banco de músicas, mas não teríamos conseguido alinhar tão bem o ritmo ao nosso conceito”, argumenta Alvarenga.
Uma forma inédita de se comunicar com o mercado
Para alcançar o produto final, foram quase quatro meses de trabalho intenso, envolvendo uma equipe de designers da casa, formada por especialistas em branding e motion design. O time realizou entrevistas com clientes, stakeholders e colaboradores para colher impressões, definir o tom de voz e o novo conceito da marca.
“Passamos de uma identidade visual bastante simples para uma mais complexa, robusta e versátil, que permite combinações e possibilidades de aplicação dentro de um mesmo sistema visual, composto por 54 variações de cores, três tipografias e simbologias específicas para cada persona e tom de voz”, detalha Vinícius Sanches, sócio da b8one e líder do time de designers.
Sanches ressalta que a nova marca abre novas formas de comunicação segmentada a partir das 9 personalidades que compõem a b8one. “Para cada uma dessas personalidades – simples, maker, moderna, desafiadora, consistente, inovadora, humilde, transparente e resiliente –, temos um modo diferente de conversar com o nosso público, o que nos permite ser, ora mais corporativos, ora mais descontraídos. Essa forma de se comunicar é inédita no nosso mercado”, frisa.