Freela e Startup Dicas preciosas para gerenciamento de tarefas

Dicas preciosas para gerenciamento de tarefas

Por Victor Maia

Cada ano que passa criamos novas resoluções para o ano que chega.  Uma resolução é constante, ser mais produtivo. Essa tal produtividade. Tão difícil de ganhar e tão fácil de perder! Mas não se preocupe, existem ferramentas que podem ajudar a manter o foco e ter tempo para todo o resto que você planejou para o seu ano.

1.Gerenciando suas tarefas

Gerenciar tarefas não é nenhuma novidade, já passamos pelas agendas, flip-charts e outras formas de se mantermos fiéis às nossas atividades do dia-a-dia. Reuniões, entregas de projetos e outras coisas mais que formam o fluxo de atividades.

Hoje a situação é outra, temos muitos gestores de tempo, a revolução digital mudou muita coisa no mundo. Já escrevi sobre isso quando publiquei o artigo OS 6 APPS QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER E QUE PODEM MELHORAR SUA VIDA.

2.Quais ferramentas utilizar?

1.Wunderlist

Antes de mais nada o mais importante é você listar seus afazeres, e para isso o Wunderlist é o melhor app. Criado pela empresa alemã Wunderkinder, ele é simples e eficaz: você cria uma lista, coloca sua atividades, prazo e sub-tarefas.

Ele é tão eficiente que eu uso o Wunderlist para todos os segmentos, seja na empresa ou no dia-a-dia. Veja como é simples controlar o fluxo com o Wunderlist.

2.Google Agenda

Em conjunto com o Wunderlist, a Google Agenda é o app que utilizo para organizar minha vida. Saber quanto tempo gastarei em determinadas tarefas, agendar reuniões, marcar eventos e também gerenciar tarefas internas dentro da demanda de tempo que tenho.

A melhor forma que vi até hoje para gerenciar seu tráfego interno, com a Google Agenda, foi demonstrada pelo designer Walter Mattos, nesse artigo: Cronograma de projeto com o Google Agenda. Com o tempo cada um vai moldando melhor à sua forma de trabalhar, mas de início, foi o que fez a diferença para mim.

Sunrise Calendar Dashboard

Além de tudo isso, utilizo a integração da Google Agenda com o Sunrise, um app de calendário que faz diversas integrações e mantém quase todas minhas atividades centralizadas

3.DeskTime/RescueTime

Tudo isso que falei exige disciplina e foco, sim jovem gafanhoto, ter disciplina é essencial para produzir mais. Além de listarmos as tarefas, priorizar corretamente e termos uma agenda bem organizada é essencial para nos deixar em dia com o planejamento. Mas um fato é que: somos procrastinadores naturais! Nossa tendência é perder o foco e pivotar a atenção.

Para me manter nos trilhos utilizo dois apps “dedo-duro”, o DeskTime e o RescueTime. Ambos mantém um trackeamento completo de suas atividades no computador e enviam relatórios frequentes falando da sua produtividade de acordo com seus objetivos.

header from the desktime dashboard

O lado bom (e simultaneamente o lado ruim) é que você passa a se cobrar bem mais, pois na realidade, você não é tão produtivo como imaginava. É preciso estar psicologicamente preparado para isso e saber onde e como melhorar. Simplesmente torna-se interessante para nós entendermos onde andamos “perdendo tempo” e a quantidade de tempo perdido – ou simplesmente não produtivo – e encontrar o equilíbrio ideal entre diversão online (não esconda aquela aba que tem uma loja aberta, ou seu twitter, etc), redes sociais e trabalho.

header from the rescuetime dashboard helps to improve productivity

4.Evernote

Quando comecei a produzir conteúdo e dividir responsabilidades com minha equipe, descobri realmente o poder do Evernote. Sua simplicidade, capacidade de armazenamento o work-chat, tudo isso caiu como uma luva no fluxo diário da Elemento.

Mantemos quase todo nosso conteúdo nele, artigos, documentos, checklists, apresentações e outros conteúdos relevantes. Um exemplo positivo da utilização é que conseguimos organizar um evento mantendo todo o material que precisávamos nele. Desde o planejamento incial até os releases finais de imprensa. Aos poucos tenho deixa a utilização do office de lado, e acredito que seja uma boa ação.

Diferenças no dia-a-dia de trabalho

Essas pequenas atividades voltadas ao planejamento começam a construir o lastro que precisávamos para poder garantir tempo de qualidade para todas as nossas atividades. Saber quando e onde podemos gastar nosso precioso tempo é importante, mas, mais importante ainda é podermos utilizar nosso tempo com prazer sem a culpa de pendências ou virando noites no escritório.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco como é o seu método, se tiver é claro, comente abaixo e nos explique o que acha que funciona e o que não funciona. Adoraríamos poder aprender com vocês.

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