Há algum tempo eu já queria falar sobre o consumismo. Antes de continuar, assista a este vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=q6EoXN-TsXc
Estudos mostram que na década de 50 consumíamos 5 vezes menos do que hoje. Na década de 70, aproximadamente 70% das famílias dependiam apenas de uma renda para manter-se e viviam confortavelmente.
Atualmente, cerca de 70% das famílias possuem duas ou mais rendas para se manter. Concluímos então que para manter o mesmo padrão de vida de alguns anos atrás é preciso comprar mais.
O consumismo atualmente tem sido uma ditadura implacável, sendo necessário adquirir bens para ser algo ou alguém no mundo. Um bom exemplo é o iPhone. Percebam que o aparelho nunca está atualizado e sempre lançam um novo, mas as configurações são quase as mesmas, ou seja, a indústria lança um novo para que o consumidor sinta que o aparelho comprado há menos de 1 ano está ultrapassado.
Mas, o que é consumismo? Consumismo é querer ter o que você não precisa. Não estou aqui para julgamento de valor, sequer disse que é bom ou ruim.
Este é apenas um texto para reflexão. Será que nossa sociedade está louca ou apenas acompanhando a evolução social? Modernidade líquida.