Um ecossistema social é um conjunto dinâmico de relações, serviços mútuos e interdependências que maximiza a probabilidade de sobrevivência dos seus integrantes. A ideia de ecossistema social como proposta arquitetônica, utilizar a arquitetura como um caminho para uma relação harmônica e sustentável entre os usuários e o local que estamos inseridos, o projeto Resilient by Design’s Bay Area Challenge é um exemplo dessa proposta e tem o objetivo de revitalizar áreas de baías e transformar esses locais em um ecossistema social.
Esse projeto faz parte de uma série de esforços das cidades dos EUA para desenvolver projetos urbanos em resposta às mudanças climáticas, é um programa colaborativo que reúne os moradores e especialistas locais, nacionais e internacionais, para juntos produzir soluções baseadas na comunidade que fortalecerão a resiliência da área de baía, frente a um aumento do nível do mar, tempestades e demais eventos naturais característicos de cada baía.
Uma das baías a receber esse projeto é a baía no extremo sul de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos, a frente estão a empresa dinamarquesa BIG, One Architecture + Urbanism (ONE) e Sherwood Design Engineers (Sherwood). O grupo visa melhorar a resiliência da área, restaurando as áreas de espaços naturais ao redor da baía, promovendo a arborização urbana e a criação de um parque. Além da construção de aldeias em pequenas ilhas que poderiam flutuar na água, junto a um novo sistema de mobilidade urbana entre elas e a cidade.
Confira as propostas do projeto do BIG + ONE + SHERWOOD :