Design

Editora GG: 10 livros que todo designer deve ler durante a quarentena

O isolamento social tem forçado as pessoas a conviverem com mais tempo livre. Para aqueles que estavam acostumados a estar ocupados o tempo todo, e de repente não poder sair de casa, não está sendo uma tarefa fácil. Ver este momento como uma oportunidade para fazer algo que queríamos fazer mas não tínhamos tempo antes da pandemia é a melhor solução. 

Em parceria com a Editora GG, a Design Culture vai lançar uma campanha maravilhosa ao longo da próxima semana para você aprimorar o seu conhecimento durante a quarentena. Referência em arquitetura, design, moda, fotografia e arte no mercado espanhol e latino americano, a Editora GG tem uma trajetória de mais de 100 anos caracterizada pela sua excelência e notoriedade internacional. Seu catálogo conta com livros em português e espanhol de autores conhecidos como John Berger, Milton Glaser, Rem Koolhaas, Joan Fontcuberta, Ellen Lupton, Austin Kleon, Juhani Pallasmaa e Ernst Neufert.

Acreditamos na cultura visual e nosso trabalho cotidiano é abordá-la a partir da prática criativa, da técnica, teoria e crítica internacionais. (GG Brasil)

A partir da segunda-feira (15 de junho), vamos postar nos stories, enquetes com vários livros da GG Brasil. Serão 2 livros por dia sobre Design Gráfico, Ilustração, Fotografia e Arte (cada dia um tema). No final da semana, iremos postar os livros vencedores e os descontos incríveis para vocês! 

Confira abaixo os livros selecionados para esta campanha e escolha o seu favorito:

Curso de Design Gráfico: Princípios e Práticas

Este livro de Abbie Vickress, David Dabner e Sandra Stewart é ótimo para quem está começando na carreira e deseja saber as últimas atualizações e recomendações sobre o Design Gráfico. Nele você encontra conselhos práticos sobre a área desde os fundamentos básicos até a geração de um conceito original, peça chave na criação de grandes projetos bem-sucedidos. Toda a teoria é exemplificada em projetos extraídos de diversas mídias como revistas, livros, jornais, web, sites e identidades corporativas de marcas. Você pode obter mais detalhes sobre este livro clicando aqui.

Geometria do Design: Estudos sobre proporção e composição

Se deseja se aprofundar mais em sistemas clássicos de proporções, esse livro é perfeito para você! Através de 40 projetos de cartazes, produtos e edifícios, a designer e professora Kimberly Elam faz uma revisão sobre a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados regulares, para mostrar que a geometria pode ser utilizada para proporcionar coerência ao desenho por meio de estruturas visuais que se baseiam em atributos essenciais tanto no âmbito da vida, como a proporção e os padrões de crescimento, quanto no âmbito da matemática. Kimberly Elam é especialista em tipografia, design de sistemas e pedagogia do design, além de ser autora de diversos livros sobre design que se transformaram em referência para estudantes e professores. Para saber mais detalhes sobre este livro, clique aqui.

Leia isto se quiser ter muito sucesso no Instagram

Uma das redes sociais que está em crescimento é o Instagram. Diversas marcas, profissionais e influencers investem na rede social com os seus objetivos seja para vender um produto/serviço ou para apoiar alguma causa. Esse fenômeno chamou a atenção de Henry Carroll e o levou a publicar o livro “Leia isto se quer ter muito sucesso no  Instagram” pela GG Brasil, que contém ótimas dicas desde técnicas fotográficas, legendas, códigos de conduta, portfólio digital até como gerenciar sua conta, além de uma lista com 50 instragrammers mais bem-sucedidos. Henry Carroll é fotógrafo, escritor, palestrante, co-fundador da frui.co.uk, um dos maiores fornecedores de serviços fotográficos de férias, cursos e eventos do Reino Unido. Além de ser mestre em fotografia pelo Royal College of Art, seus projetos fotográficos tem se destacado em várias exposições internacionais e publicações. Para mais detalhes deste livro, clique aqui.

Manual do Fotógrafo de rua – 2ª edição

Quer inspiração sobre o que fotografar quando o isolamento social terminar? O livro “Manual do Fotógrafo de Rua” de David Gibson enaltece o espírito da fotografia com instruções inspiradoras para ajudar você a capturar o momento urbano perfeito. Nesta obra é apresentado 20 tutoriais de projetos simples sobre temas como “Sequências”, “Sombras” e “Objetos”, além de um tour visual através de perfis de 20 fotógrafos de rua aclamados internacionalmente como Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Trent Parke. David Gibson é um dos membros fundadores do In-Public, o primeiro coletivo internacional de fotógrafos de rua e ministra um curso sobre fotografia de rua na Central Saint Martins em Londres. Para saber mais detalhes sobre este livro, clique aqui

Breve história da arte moderna: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas

Neste livro, a escritora Susie Hodge ensina sobre a Arte Moderna de maneira prática e concisa, através de muitas imagens icônicas que vão desde o modernismo até a arte contemporânea. São analisadas 50 obras-chaves de artistas inovadores onde Susie revela as diferentes técnicas usadas para criá-las. Susie Hodge é historiadora de arte e artista, tem inúmeros livros de grande sucesso e através deste livro, desvenda o jargão técnico da arte moderna, oferecendo ao leitor um conhecimento profundo para uma plena apreciação da arte moderna, do final do século XIX até os dias de hoje. Para mais detalhes sobre este livro, clique aqui.

Sketchbook sem limites

Desenhar é reinventar a realidade com os nossos traços. Por mais que todos desenhem o mesmo objeto, todos os desenhos terão uma particularidade. E no design, utilizamos esta técnica, geralmente, para estruturarmos a nossa ideia, porém, de uma forma visual e dinâmica. Mas nem sempre gostamos do que desenhamos não é mesmo? O objetivo do Felix Scheinberger é apresentar em 69 capítulos breves, inúmeros segredos, técnicas, truques e dicas desde a escolha de canetas à sugestões de como tirar vantagem do seu traço pessoal ou reconhecer o valor fundamental do acaso e dos erros. Além disso, você vai encontrar truques sobre enquadramento, perspectiva, sombra, luz, corpo humano, tudo de forma bem simples e bem direta. Felix Scheinberger é designer e ilustrador alemão. Sua carreira está focada principalmente no setor editorial de livros, com eventuais contribuições para jornais, revistas e cenografia. Você pode conferir maiores detalhes sobre o livro clicando aqui. 

Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes.

Eu tenho absoluta certeza que você já ouviu falar sobre este livro durante a sua faculdade. Este livro é um guia para todos os criativos!  A obra “Pensar com tipos” de Ellen Lupton é uma dos livros de referência no design no que se refere a tipografia, onde você aprende a como usar as fontes tipográficas da maneira certa. O livro é dividido em três seções: letra, texto e diagrama. A partir da unidade básica que é a letra, é abordado as particularidades da organização das palavras em corpos de texto coerentes e sistemas flexíveis. Através de projetos e exercícios práticos, Ellen explica como a tipografia pode ser estruturada e o porquê de ser estruturada de tal maneira, com a intenção de revelar as bases funcionais e culturais embutidas nas convenções do design. Ellen Lupton é designer gráfica, diretora do Mestrado em Design Gráfico do Maryland Institute of Art (MICA), curadora de Design Contemporâneo do Cooper-Hewitt, National Design Museum e diretora do Center for Design Thinking de Baltimore. Ela também é autora de diversos livros sobre design, entre eles: Intuição, criação, ação: Graphic Design Thinking, Pensar com tipos, Tipos na tela, Novos fundamentos do design e ABC da Bauhaus, todos publicados pela Editora GG. Você pode conferir mais detalhes sobre o livro clicando aqui!

O ABC da Bauhaus: a Bauhaus e a teoria do design

A escola de design alemã Bauhaus revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas mais simples, definidas pela função do objeto. Esta escola dominou a arte europeia ao longo das décadas de 1920 e 1930, atraindo e inspirando artistas de todas as origens. Descrever estas origens e explicar o impacto da Bauhaus no que se refere a design, é o objetivo deste livro. Publicado pela primeira vez em 1991, Ellen Lupton e J. Abbott Miller explora de forma provocativa os objetos e realizações da escola ao mesmo tempo que apresenta um manifesto dos ideais da Bauhaus, sintetizando o conceito editoria, a tipografia e o trabalho artesanal. Concebido pelos editores de uma maneira que homenageia as aspirações da Bauhaus, este extraordinário manual é uma fonte de inspiração para os profissionais de design e uma revelação para todos aqueles que se interessam pela cultura do século XXI.Você confere sobre a Ellen Lupton na descrição do livro “Pensar com tipos”. Já J. Abbott Miller é sócio do escritório da Pentagram em Nova York, além de ser editor, escritor, curador e designer. Miller usa o design para explorar e interpretar a arte, a arquitetura, o espaço público, a performance, a moda e o design. Para mais detalhes sobre este livro, clique aqui.

Letras Bonitas: descubra a arte de desenhar palavras

Uma das técnicas mais em alta no momento é o Lettering, a arte de desenhar letras em vez de simplesmente escrevê-las. O estúdio de design Three Feelings desafia o leitor a aprender junto com eles a como desenhar belas letras e até a descobrir um estilo e uma beleza própria. A designer gráfica e especialista em caligrafia e lettering Laura Massana é uma das fundadoras do Three Feeling, fundado em Nova York. O estúdio de design oferece cursos e workshops, além de serviços personalizados em imagem de marca corporativa. Você pode ter mais detalhes sobre este livro clicando aqui.

Ser ilustrador: 100 maneiras de desenhar um pássaro ou como desenvolver sua profissão

Quando ilustramos, não estamos apenas retratando a realidade, estamos também produzindo algo novo, trazendo ao mundo uma visão nova e individual.” Se você precisa de um guia para se tornar um profissional de ilustração, este livro foi feito para você. Feliz Scheinberger apresenta dicas, conselhos e tudo aquilo que é preciso saber para trabalhar com ilustração, através do olhar de grandes nomes da ilustração contemporânea como Ralph Steadman, Christine Rösch, Tomi Ungerer, Dorothea Huber, Wolf Erlbruch, entre outros. Você conhecerá as mais de 100 maneiras de desenhar um pássaro, um motivo simples que não só fará você aprender a observar e apreciar as diferenças, as vozes e os estilos de cada artista, mas também o desafiará a encontrar seu próprio olhar.

Gostou da nossa seleção? Então é só nos acompanhar nas redes sociais e escolher os seus livros favoritos! Se já leu algum desses livros, compartilhe sua opinião conosco!

Clique aqui para comentar ( )