Olá, pessoas!
Todos os dias nós nos enchemos de inspiração, motivação e bastante referência para as nossas criações. É comum reservar uma parte do dia para dar uma olhada no Behance e Pinterest a procura de bons projetos e cases de estudo. Afim de promover e ampliar mais a criatividade de todos vocês que estão lendo esse artigo, fiz uma lista com alguns sites cheios de inspirações e referências que podemos usar. Os conteúdos vão de arquitetura à web design; tentei passar pela maioria das áreas de estudo pra que o conteúdo possa ser mais amplo. Ah, tentei sair dos sites ‘mais conhecidos’ e focar em sites que muitos de vocês não conhecem. Beleza? Bora lá!
Voltado principalmente para fotos de grandes projetos arquitetônicos. Você ainda pode encontrar dicas sobre urbanismo e decoração. Tem muita coisa legal, principalmente pra quem é da área de Interiores.
Apesar de ser mais voltado para ilustrações, o site tem conteúdos bem diversificados da área. Lettering, 3D e peças publicitárias são algumas das coisas que vocês podem encontrar por lá.
Esse é pra quem é fã de UX/UI e Web Design. O site funciona como uma espécie de portfólios de web designers e desenvolvedores. Além de conferir maravilhosos sites, você ainda pode seguir os designers e favoritar os melhores trabalhos.
Repleto de cases e projetos tipográficos. Se você arrisca no lettering, como eu e quer buscar ideias, sugiro que visite a plataforma. É muito inspirador!
Muitos imaginam a Fotolia como apenas um banco de imagens, mas além de nos oferecer imagens, vetores, ilustrações e vídeos com royalties free, o site ainda nos proporciona constantes doses de inspiração. Basta você acessar o site, pesquisar o conteúdo que quiser e emergir no mundo de possibilidades criativas que ela nos dá. Ahh! A Fotolia ainda está oferecendo 5 imagens grátis para os leitores do DC. Aproveitem! Acessem e confiram o mar de vantagens >> http://bit.ly/2lo2EQm
Excelente para buscar por referências na hora de fazer o briefing do projeto de marca. Só tem marca boa e criativa! E se você tem alguma marca bacana, pode fazer o upload dentro do site (esse é um dos meus preferidos).
Se você tem interesse ou já atua na área de motion, você precisa deixar esse site gravados nos favoritos do navegador. Muita, mas muitas ideias e inspirações que podem te ajudar naquela hora de fazer aquela animação. Se você já arrisca na área, sabe que as vezes dá aquele ‘branco’ para criar os esquemas de movimentação dos elementos. Plataformas como essas podem te ajudar bastante com ideias de movimento. O conteúdo é bem diversificado e agrada a todo mundo. Você ainda pode acompanhar os trabalhos de vários designers na produção de vídeos.
Um almanaque de ilustração. Várias categorias para explorar. Tem 3D, editoriais, mangá, comic e muitos outros estilos de desenhos. É muito interessante pra quem desenha ou arrisca na ilustra. Muitas referências de estilo e cores (um dos meus preferidos).
Eu poderia citar apenas esse site no artigo. Ele já comporta tudo o que já foi falado antes e um pouco mais. Tem cases de praticamente todas as áreas do design. Você pode passear por lá e conferir os muitos projetos criativos que compõem a plataforma. Confere!
O último da lista é novamente de motion. Aqui, você pesquisa pelo conteúdo que quer e pela categoria que quer. Tem muita inspiração pra pouco site. Como estamos vendo conteúdos com mais movimentos, achei legal destacar mais que um site de motion.
E aí, curtiu? Tem muita inspiração pra alimentar o seu dia criativo. É sempre bom deixar um tempo para se inspirar no seu dia. Nada se cria do zero. Inspirações são os que nos ajudam a fazer tantas coisas maravilhosas na nossa profissão.
Tem mais algum site pra apresentar? Fala aí nos comentários!
Cristão. HQs, cinema, arte, música, inovação, tecnologia, Batman e design são minhas paixões. Bacharel em Design pela UFPE, atuo como head da Coala Brand Web, colaboro como Front na ZMAXIMUS - com expertises em brand, web marketing digital e mais um monte de outras coisitas. Aqui no blog irei abordar assuntos referentes as áreas de design, negócios, tecnologia e a relação dos designers com o mundo. Tomo muito café e só uso All Star's velhos.