Para quem não conhece este desafio, conhecido como Daily UX Writing Challenge, onde você recebe, por e-mail, durante 15 dias, situações fictícias que mostram problemas reais que as pessoas enfrentam ou já enfrentaram em algum momento de suas vidas. Esses desafios são uma oportunidade incrível para exercitar e aprimorar nossas habilidades em UX Writing, uma parte essencial do design de experiência do usuário. Se você gostaria de ver o dia 1 deste mesmo desafio clique aqui
Dando continuidade ao desafio, vamos para o cenário número três:
O cenário:
O usuário digitou o e-mail errado para entrar na sua conta.
O desafio:
Diga ao usuário para colocar o email certo.
Instruções:
máximo de 40 caracteres
O que eu percebo ser o mais difícil desses desafios é a falta de detalhes. Mas tudo bem, vamos escrever!
Primeiro me perguntei: o que faz uma mensagem de erro ser eficaz? Depois de muito refletir sobre, cheguei a conclusão que ela precisa ser clara, objetiva e transmitir a informação correta, de uma forma que seja fácil para o usuário entender e corrigir o problema.
Tom de voz
Fiquei me perguntando qual o tom de voz seria mais adequado. Sério e formal? Descontraído e empático? Decidi pelo descontraído e empático para tentar reduzir a frustração do usuário e tornar a experiência mais agradável, mesmo quando algo não está funcionando como deveria.
Construção da mensagem de erro
Pensei na frase: “puts, o e-mail está incorreto, poderia inserir um e-mail válido?” mas ainda assim estava muito formal, então pensei em uma segunda versão “Ops, e-mail inválido. Pode corrigir? 😊”