Como a UX Writing pode ajudar na hora que erramos em um formulário – UX Writing Challenge

Para quem não conhece este desafio, conhecido como Daily UX Writing Challenge, onde você recebe, por e-mail, durante 15 dias, situações fictícias que mostram problemas reais que as pessoas enfrentam ou já enfrentaram em algum momento de suas vidas. Esses desafios são uma oportunidade incrível para exercitar e aprimorar nossas habilidades em UX Writing, uma parte essencial do design de experiência do usuário. Se você gostaria de ver o dia 1 deste mesmo desafio clique aqui

Dando continuidade ao desafio, vamos para o cenário número três:

O cenário:

O usuário digitou o e-mail errado para entrar na sua conta.

O desafio:

Diga ao usuário para colocar o email certo.

Instruções:

máximo de 40 caracteres

O que eu percebo ser o mais difícil desses desafios é a falta de detalhes. Mas tudo bem, vamos escrever!

Primeiro me perguntei: o que faz uma mensagem de erro ser eficaz? Depois de muito refletir sobre, cheguei a conclusão que ela precisa ser clara, objetiva e transmitir a informação correta, de uma forma que seja fácil para o usuário entender e corrigir o problema.

Tom de voz

Fiquei me perguntando qual o tom de voz seria mais adequado. Sério e formal? Descontraído e empático? Decidi pelo descontraído e empático para tentar reduzir a frustração do usuário e tornar a experiência mais agradável, mesmo quando algo não está funcionando como deveria.

Construção da mensagem de erro

Pensei na frase: “puts, o e-mail está incorreto, poderia inserir um e-mail válido?” mas ainda assim estava muito formal, então pensei em uma segunda versão “Ops, e-mail inválido. Pode corrigir? 😊”

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