Como lidar com cancelamentos de voos através da UX Writing – UX Writing Challenge

Foto de JESHOOTS.COM na Unsplash

Para quem não conhece este desafio, conhecido como Daily UX Writing Challenge, onde você recebe, por e-mail, durante 15 dias, situações fictícias que mostram problemas reais que as pessoas enfrentam ou já enfrentaram em algum momento de suas vidas. Esses desafios são uma oportunidade incrível para exercitar e aprimorar nossas habilidades em UX Writing, uma parte essencial do design de experiência do usuário.

E o problema de hoje foi:

Cenário: Um viajante está em um aeroporto esperando pela última etapa de um voo para casa quando seu voo é cancelado, de repente, devido ao mau tempo.

Desafio: Escreva uma mensagem do aplicativo da companhia aérea notificando-os sobre o cancelamento e o que eles precisam fazer a seguir.

Título: 45 caracteres
Corpo: máximo de 175 caracteres
Botão(s): máximo de 25 caracteres

Quando eu escrevo, sempre bate aquela dúvida: “Quem vai ler este texto?” “Será que estas pessoas estão entendendo o que eu estou escrevendo?”. Por isso, eu decidi ser minha própria persona! Ok, eu sei que nem sempre serei o usuário do aplicativo que estou trabalhando, mas isso não é motivo para não praticar a empatia, né? Como todo bom UX Designer, quero me colocar no lugar do usuário e entender suas necessidades e expectativas para poder criar um conteúdo incrível que o deixe feliz da vida! Então, decidi eu ser a minha própria persona.

Eu até pensei em usar o título como “Voo cancelado”, mas não queria assustar a pessoa. Me colocando no lugar dela, eu ficaria apavorado! Então, pensei na frase: “Seu voo está com um problema”. Não quis fazer nenhuma brincadeira neste texto, pois é um momento delicado e a pessoa não está no momento para isso.

Já para o corpo do texto, pensei na seguinte frase: “Desculpe o transtorno, mas o seu voo foi cancelado por causa do mau tempo. Fale com um dos nossos atendentes para ajudarmos você a resolver isso”. O que não ficou ruim, mas ao mesmo tempo estava muito robótico, precisaria de um “calor humano” para ajudar neste momento tão difícil. Além do uso da palavra “Fale”, o que não é o ideal pensando na acessbilidade. Então, reescrevi para: “Poxa, mil desculpas, mas por conta do mau tempo, tivemos que cancelar o voo. Entre em contato conosco que vamos te ajudar!”

Para o botão, pensei na seguinte frase: “Entre em contato com a gente”, pois nada melhor que alguém especializado tentar achar a solução perfeita para o usuário e o acolher neste momento de stress.

Resultado:
Título: Seu voo está com um problema
Corpo: Poxa, mil desculpas, mas por conta do mau tempo, tivemos que cancelar o voo. Entre em contato conosco que vamos te ajudar!
Botão: Entre em contato com a gente

Estou curioso para saber como vocês lidariam com o desafio do cancelamento de voo apresentado aqui. Quais estratégias ou abordagens vocês sugeririam? Deixem suas sugestões na seção de comentários.

Related posts

Dengo Chocolates lança primeira trufa com embalagem zero plástico do mercado

A’ Design Awards & Competition – Vencedores

Quando a Inovação pode se tornar um problema? – UI Design