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Para quem não conhece este desafio, conhecido como Daily UX Writing Challenge, onde você recebe, por e-mail, durante 15 dias, situações fictícias que mostram problemas reais que as pessoas enfrentam ou já enfrentaram em algum momento de suas vidas. Esses desafios são uma oportunidade incrível para exercitar e aprimorar nossas habilidades em UX Writing, uma parte essencial do design de experiência do usuário.
E o problema de hoje foi:
Cenário: Um viajante está em um aeroporto esperando pela última etapa de um voo para casa quando seu voo é cancelado, de repente, devido ao mau tempo.
Desafio: Escreva uma mensagem do aplicativo da companhia aérea notificando-os sobre o cancelamento e o que eles precisam fazer a seguir.
Título: 45 caracteres
Corpo: máximo de 175 caracteres
Botão(s): máximo de 25 caracteres
Quando eu escrevo, sempre bate aquela dúvida: “Quem vai ler este texto?” “Será que estas pessoas estão entendendo o que eu estou escrevendo?”. Por isso, eu decidi ser minha própria persona! Ok, eu sei que nem sempre serei o usuário do aplicativo que estou trabalhando, mas isso não é motivo para não praticar a empatia, né? Como todo bom UX Designer, quero me colocar no lugar do usuário e entender suas necessidades e expectativas para poder criar um conteúdo incrível que o deixe feliz da vida! Então, decidi eu ser a minha própria persona.
Eu até pensei em usar o título como “Voo cancelado”, mas não queria assustar a pessoa. Me colocando no lugar dela, eu ficaria apavorado! Então, pensei na frase: “Seu voo está com um problema”. Não quis fazer nenhuma brincadeira neste texto, pois é um momento delicado e a pessoa não está no momento para isso.
Já para o corpo do texto, pensei na seguinte frase: “Desculpe o transtorno, mas o seu voo foi cancelado por causa do mau tempo. Fale com um dos nossos atendentes para ajudarmos você a resolver isso”. O que não ficou ruim, mas ao mesmo tempo estava muito robótico, precisaria de um “calor humano” para ajudar neste momento tão difícil. Além do uso da palavra “Fale”, o que não é o ideal pensando na acessbilidade. Então, reescrevi para: “Poxa, mil desculpas, mas por conta do mau tempo, tivemos que cancelar o voo. Entre em contato conosco que vamos te ajudar!”
Para o botão, pensei na seguinte frase: “Entre em contato com a gente”, pois nada melhor que alguém especializado tentar achar a solução perfeita para o usuário e o acolher neste momento de stress.
Resultado:
Título: Seu voo está com um problema
Corpo: Poxa, mil desculpas, mas por conta do mau tempo, tivemos que cancelar o voo. Entre em contato conosco que vamos te ajudar!
Botão: Entre em contato com a gente
Estou curioso para saber como vocês lidariam com o desafio do cancelamento de voo apresentado aqui. Quais estratégias ou abordagens vocês sugeririam? Deixem suas sugestões na seção de comentários.