Em expansão, produções publicitárias audiovisuais engajam a competitividade do mercado varejista

Em expansão, produções publicitárias audiovisuais engajam a competitividade do mercado varejista

Por Iran Pontes

Impactando 99,6% da população, mercado audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025

As empresas varejistas sempre marcaram presença na publicidade audiovisual. Seja nas principais datas do calendário – como Natal, Dia dos Pais, das Mães ou dos Namorados – durante as promoções – como Black Friday e a liquidação de início de ano – ou até para apresentar sua história ou um novo serviço, produto ou posicionamento. Isso acontece porque o audiovisual continua sendo o formato mais consumido nos domicílios brasileiros, obrigando as varejistas a planejarem suas produções para se manterem competitivas no mercado.

O estudo Inside Video 2023, produzido pela Kantar IBOPE Mídia aponta que, em 2022, as produções audiovisuais impactaram 99,6% da população. Analisando todos os tipos de tela, desde os aparelhos de televisão – conectados ou não – até os smartphones, desktops e tablets, a pesquisa indica que 78,7% do tempo do consumo domiciliar é dedicado à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% às plataformas online.

Um setor em plena expansão

De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema, a Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022. No ano passado, 39.474 títulos foram registrados, enquanto no ano anterior o número foi de 38.538.

Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela PwC, o mercado audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025. A recente aprovação da Lei Paulo Gustavo, por exemplo, representa um marco importante neste cenário, com o incremento de R$3,8 bilhões distribuídos entre os estados brasileiros. Esse aporte deve impulsionar tanto a produção cinematográfica quanto a publicitária nacional, além da indústria audiovisual em sua totalidade.

Vantagens competitivas para o mercado varejista

Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes, é essencial que os gerentes de marketing das varejistas estejam cientes da força da produção audiovisual publicitária para manter a empresa competitiva no mercado.

“Conhecer muito bem o calendário promocional do seu negócio, desenvolver planejamento e estabelecer cronograma estratégico são ações que estimulam ideias e geram resultados cada vez mais eficazes”, enfatiza o diretor da Paprika Filmes, que apenas em 2023 registrou 130 títulos de produções audiovisuais para empresas varejistas do Brasil inteiro.

“Dentre esses 130 títulos registrados durante o ano, geramos inúmeras versões de ofertas de cada um deles para transmissão na TV e em outras mídias”, explica Rufeisen, demonstrando na prática a força do consumo domiciliar da televisão, apontada no estudo Inside Video 2023.

De acordo com o profissional, todos os filmes de varejo têm uma característica institucional. Por isso, planejamento e frequência são essenciais para se comunicar com o público diariamente.


“Manter-se frequentemente junto com o consumidor, a partir de produções audiovisuais durante todo o ano, faz com que a marca varejista seja lembrada mais facilmente, convertendo as vendas com mais eficiência”, finaliza Rodolfo Rufeisen.

Sobre a Paprika Filmes

Com 20 anos de atuação no mercado audiovisual, a Paprika Filmes é referência na produção de vídeos comerciais e institucionais. Com profissionais inseridos há mais de 30 anos no mercado publicitário, atende agências de publicidade e empresas, somando conhecimento e excelência. Da captação à pós-produção, a Paprika possui ambiente criativo e os recursos necessários para produzir filmes de produtos e serviços para indústria e comércio; vídeos e animações para comunicação interna, treinamentos e ensino à distância; audiovisuais para convenções, programas, feiras, eventos e podcast; e imagens aéreas captadas por drones. Dentre seus vídeos já produzidos destaca-se a animação “A bike do vovô” para as lojas CEM, premiada pelo “Profissionais do Ano”, da Globo, e selecionada e exibida em festivais de quatro países. Saiba mais: www.paprikafilmes.com.br | @paprikafilmes

“Natal CEMsacional”: animação para as Lojas CEM produzida pela Paprika Filmes

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail