Paula Lucas, popularmente conhecida como Pola Lucas, é uma animadora que reside no Guarujá/SP. Em 2017, Pola finalizou sua graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2015, participou de um programa de intercâmbio em Criação Digital na Universidade de Quebec, no Canadá, onde se especializou em Animação e Design.
Pola trabalhou por três anos no estúdio Society of Virtue, onde começou como Animadora e depois assumiu os cargos de Supervisora de Animação e Produtora. Em 2020, passou a atuar como freelancer em tempo integral, colaborando com estúdios como Mowe, Laundry e Lightfarm, além de trabalhar para grandes marcas como Coca-Cola Company, Riot Games e JBL.
Atualmente, Pola Lucas é Diretora de Animação e Ilustradora, liderando uma equipe talentosa de artistas. Ela também oferece mentorias, ministra um curso de Animação de Liquid Motion, cria tutoriais e entrevista artistas em seu canal do YouTube. Além disso, já dirigiu alguns videoclipes animados, uma área pela qual tem grande paixão.
1. Como você começou sua carreira como animadora e motion designer?
Eu fiz cinema e audiovisual na UFF. Lá tive a oportunidade de testar todas as áreas do audiovisual praticamente! Foi muito interessante, pude fazer vários curtas, como técnica de som, diretora de arte, produção… Porém eu não vi nada que quisesse de fato fazer, até que vi que dava pra trabalhar com animação, era um mercado possível. Foi uma época muito boa, fiz alguns cursos que foram de graça no SENAI e também na escola Animator. Tive a chance de ir pro Canadá — pela faculdade — estudar criação digital, e lá pude fazer algumas peças pro portifólio. Fiz alguns freelas para Youtubers de moda e lifestyle, e depois iniciei um trabalho fixo como Motion no canal Sociedade da Virtude.
2. Quais são as suas maiores influências e inspirações?
Amo o trabalho do Stephen Silver, Andrei Tartakovsky; e desenhos dos anos 90 e 2000, como Hora de Aventura, Meninas Super Poderosas e Gumball.
3. Como é o seu processo criativo ao desenvolver um novo projeto?
Em geral, eu faço um brainstorming e faço thumbs bem rascunhadas com ideias, depois faço a pesquisa — e pesquisa de referências: crio um mood board, que detalha quais são as referências de animação, personagem, tipografia, cenário, etc… em seguida, fazemos um storyboard e animatic, depois preparamos os style frames, design de personagem; animamos no toon boom harmony ou animate, after effects. Fazemos parte da montagem no After Effects ou no Premiere.
4. Há algum projeto ou trabalho específico do qual você se orgulha particularmente? Por que?
O Videoclipe Social Media! Adorei o estilo de arte e animação.
5. Qual conselho você daria para aspirantes a motion designers e animadores?
Criar pequenas animações de 3 a 5 segundos é excelente pra poder criar peças pro portifólio, focar mais na quantidade do que atingir a perfeição em cada projeto.
Invista tempo em conhecer e fazer amigos com pessoas da área, aproveite os cursos pra isso! São pessoas que vão poder te ajudar em projetos, que você vai poder trabalhar junto, indicar pra trabalhos e vice-versa. Entre nos grupos e ajude como puder, cada um pode ajudar de forma diferente. Assim a gente cria um mercado melhor pra todo mundo, e não se sente tão sozinho na nossa jornada!
Aqui um link com grupos BR e gringos no discord!
6. Como você acredita que a animação pode impactar a sociedade ou a comunicação em geral?
A animação é capaz de emocionar, comunicar e atingir de formas diferentes as pessoas. Por ser uma linguagem menos realista e mais lúdica, consegue passar mensagens universais mais facilmente.
7. Você tem alguma recomendação de recursos (livros, cursos, sites) para quem quer se aprofundar na animação e design?
Amo o curso do Mushin Hiro Kawahara para soltar o desenho e o de cores da Fernanda Montoni para aprender cores, que considero essencial para começar a criar composições atrativas. O canal do Toniko Pantoja é ótimo também. Acho essencial ouvir a trajetória de outros artistas: indico o Iconicast, Creative Pep Talk (inglês) e meu canal do Youtube também. Os livros Drawn to Life e O Caminho do Artista são excelentes. É muito importante também saber vender o próprio trabalho: indico os cursos da Motion Hatch e do Victor Beuren.
Alguns softwares que Pola utiliza em suas obras: Toon Boom, After Effects, Photoshop, Illustrator, Adobe Fresco, Procreate.
Saiba mais sobre suas criações em: https://polalucas.com e http://instagram.com/polalucas