Desenvolver um ícone não é tão simples como, por vezes muitas pessoas pensam. Criar algo que seja simples e objetivo e que tenha uma interpretação imediata por parte do observador, é complicado.
Esta semana, ficam aqui algumas dicas, para tomarem nota e nunca se esquecerem, quando estiverem a desenvolver um.
Ícones muito parecidos
Ícones muito parecidos tornam difícil a sua diferenciação, e logo não é funcional. Estes, têm de ser desenvolvidos para serem percetíveis em diferentes tamanhos.
Muitos elementos no ícone
Um ícone deve conter o mínimo de elementos possíveis, para não atrapalhar a sua leitura nos diferentes tamanhos.
Quantos menos elementos possuir melhor. Basicamente tem de observar o ícone que está a desenvolver, se sentir que contém um elemento menos relevante, então esse provavelmente estará a mais.
Manter um estilo entre vários ícones
Ao desenvolver um conjunto de ícones é preciso ter atenção à unanimidade entre eles. Como por exemplo, as cores, perspetivas, tamanho e técnica de desenho.
Perspetivas desnecessárias e sombras em ícones pequenos
Com a evolução, as possibilidades de aplicar efeitos aumentam, contudo nem sempre devem ser usadas. Como exemplo temos os objetos transparentes e os ícones 3D, pois estes num tamanho 16×16 ou menor, a sua leitura será reduzida.
Ter em conta o público-alvo
Existem certas características que devem ser tomadas em consideração, o público-alvo e a zona em que se insere, tradições culturais e ambientais.
Um exemplo é o selo usado nas cartas de papel, que poderá representar o ícone do e-mail, melhorada e simplificada.
Evitar elementos reais
Deve ser evitado elementos do mundo real nos ícones, pois poderá ser confusa a interpretação do mesmo.
Texto dentro dos ícones
É um erro comum, existente em diversos ícones. Tente evitar, pois terá vários problemas. Terá de ser adaptado a várias línguas, num tamanho muito pequeno, não terá leitura e se for um ícone de aplicações o texto será repetido.
Aqui ficam algumas dicas, caso tenham mais, partilhem e deixem aqui a sua opinião.