Facebook de cara nova… de novo!

O Facebook é mesmo uma caixinha de surpresas. Quando começamos a nos adaptar com a aparência da rede, Avada Kedavra, lá vem Mr. Zuckerberg e muda tudo outra vez. Cá entre nós, penso que ele só não muda aquela camiseta cinza, de resto, é um incansável. Pois bem, se o seu Facebook ainda não mudou, pode preparar seu coraçãozinho a foto de capa porque daqui a pouco ele estará bem diferente…

A mudança que mais chama a atenção é na foto de capa das fan pages. O espaço foi reformulado e agora a imagem não sofrerá interferência da foto do perfil. Isso quer dizer que, se você é daqueles que usam imagens complementares engraçadinhas, chegou a hora de repensar a estrutura da sua página. Por outro lado, o avatar ficou muito menor. A ideia é que a área seja utilizada só para logos, de fato. Na minha humilde opinião, foi um método muito inteligente de valorizar a imagem em destaque.

Baixando a página, eis que surge a mudança mais impactante e efetiva no gerenciamento das contas. A ordem das informações foi invertida. Agora, a Linha do Tempo, o Sobre, Fotos, Vídeos, Curtidas, Eventos, entre outros dados, ficam em um menu lateral no canto esquerdo. Antes, essas informações ficavam no topo, por cima da imagem de capa, e dificultavam a estética das imagens para o suplício dos designers. Com o menu lateral, é possível utilizar mais apps e sem comprometer a aparência. Do lado direito, ficam as avaliações, o mapa, publicações de visitantes e as miniaturas dos vídeos e fotos.

Abaixo do avatar, outro upgrade muito bacana. Foi instalada uma referência ao Twitter. Se houver vínculo entre as contas, será possível exibir seu nome de usuário e convergir as duas redes sociais para facilitar o contato com os internautas.

Ainda entre os destaques, o botão de chamada para ação ganhou muito mais espaço. Será uma forma de fazer com que as pessoas apostem mais nessa ideia?!

Fora as atualizações na aparência, os administradores também vão perceber outras alterações nas estatísticas de gerenciamento. Agora, uma prévia das informações sobre alcance, engajamento e clicks em site durante a semana aparece em destaque acima da área de postagem, no próprio mural. Abaixo dos dados, o botão para promoção da página. Só após essas informações, aparece o espaço para nova publicação.

No Facebook Insights, a ordem de importância e divulgação dos dados na Visão Geral também foi alterada para que o mapeamento seja feito de forma mais rápida, dinâmica e completa.

PERFIL PESSOAL

Se você não tem fan page, não se iluda, tem novidade para você também. Além de ter inserido mais de 1,5 mil novos emojis no messenger, o Facebook acrescentou outras formas de aproximar os internautas e orkutizar popularizar a rede social. São sugestões de memes e acompanhamentos diários das coisas que você tem interesse, com base nas curtidas e comentários.

BYE BYE, HELVETICA

Para fechar o combo, Zuckerberg fez uma mudança extremamente sutil na fonte do Facebook e somente os olhos mais atentos vão notar a diferença. Ele abriu mão da Helvetica, que dá voz aos bilhões de usuários da rede há anos, e agora está utilizando a Geneva, uma fonte sem serifa projetada pela Apple. A tipografia é uma das mais antigas do Macintosh. A nova letra é mais fina e tem o espaçamento apertado, o que pode dar aos parágrafos uma sensação mais densa. Veja o comparativo:

Helvetica

Geneva

Uma dica: atente para os detalhes no “a” minúsculo e no “G” maiúsculo

Apesar das alterações já serem perceptíveis para muitos usuários, ainda não houve um pronunciamento do CEO e nem na página oficial do Facebook sobre as mudanças. Há quem diga que somente os logados através de desktop podem perceber as novidades.

Bem, pode ser que as mudanças ainda estejam em teste, pode ser que sejam aplicadas para todos os usuários, pode ser que sejam só para computadores de mesa, pode ser que existam outras alterações para o mobile, pode ser que tudo volte a ser como era antes amanhã, pode ser que… enfim, vindo do Mr. Zuckerberg, eu é que não sei de nada.

 

 

Related posts

Conheça Y2Mate: O Melhor Conversor de Vídeos do YouTube para MP3 e MP4 da atualidade

O “X” do Twitter

A Heineken deu um MATCH nos gamers