Facebook lança nova ferramenta e gera buzz na web

Nesta Quarta-feira, 12 de Novembro, uma notícia se espalhou entre os usuários e fãs do Facebook, a maior rede de relacionamentos online do mundo. Trata-se de uma evolução da ferramenta “Look Back”, laçada no início do ano e que povoou a timeline dos usuários da rede com vídeos formados por uma coletânea de fotos e atividades de cada um para comemorar os dez anos da mídia.

Porém agora a proposta é um pouco diferente. O “Say Thanks” ou agradeça, em bom português, é uma ferramenta que permite a qualquer um criar um vídeo reunindo postagens e fotos para celebrar um amigo ou alguém especial para você (veja o vídeo explicativo abaixo).

A mecânica da produção é relativamente simples, assim como sua ferramenta prima do início do ano. Basta escolher um tema, selecionar posts e fotos, editar tudo e gravar o seu depoimento. E para dar uma ajudinha, o Facebook disponibiza um botão preview, onde o usuário poderá aprovar ou não o que acabou de produzir. Estando tudo certinho basta clicar em compartilhar e partir pro abraço literalmente e virtualmente falando, pois o remetente será marcado na postagem.

A ferramenta é global e pode ser lançado a qualquer momento no Brasil, podendo também ser usado nas línguas: Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Turco, Italiano e Indonésio.

Uma nova alternativa

Apesar de parecer uma cópia descarada de uma outra ferramenta da própria rede, acredito que há diferenciações nessa nova empreitada. Primeiro que valorizar seus amigos é apenas mais uma oportunidade de tornar a rede mais forte; e segundo que o alcance gerado por esse buzz marketing é de certo muito positivo para a marca Facebook e engradece bastante também a experiência do usuário.

Outro fator que me chamou a atenção nisso tudo, foi o momento em que isto foi lançado. Eu explico, em tempos de redução de alcance nas postagens e uma dita “crise” existencial, me parece que o Facebook quis mostrar a todos que isto não procede ou que o conflito foi sanado e está tudo bem agora. Há ainda uma terceira opção que seria justamente o gerenciamento dessa “crise” através de uma ferramenta que aparentemente veio para gerar mais alcance.

Enfim, de uma forma ou de outra, o fato é que não deixaremos de usar a rede. Seja para negócios ou uso pessoal, ela continua sendo um excelente mídia de relacionamento, geração e compartilhamento de conteúdo. E dando agora aos usuários uma força maior, ela sem sombra de dúvidas permanecerá um bom tempo em nossas vidas.

Introducing Say Thanks from Facebook on Vimeo.

Related posts

LG demonstra suas soluções digitais com IA para mercado B2B na Infocomm 2024

LG é a Parceira Tecnológica Exclusiva da CASACOR SP 2024 pelo Sétimo Ano Consecutivo

WWDC 2024: Uma Nova Era de Inovações da Apple