Publi e MKT Fake news ou meme?

Fake news ou meme?

Por Carolina Feros

Antes de começar este texto, vale esclarecer que ele não conterá nenhum teor de apoio político, mas sim uma análise sobre o começo de uma campanha eleitoral.

Desde que o ex-presidente Lula foi preso em pleno ano de eleição, a internet logo se dividiu entre os times #LulaNaCadeia e #LulaLivre. Nesses times, não há um público-alvo definido como estamos acostumados a trabalhar dentro da comunicação. O que existe é o povo brasileiro, afinal, ame ou odeie, o ex-presidente sempre foi considerado alguém “do povo”. Quando falamos sobre povo, entende-se que são diversos públicos e nichos misturados em um só grupo. São jovens e terceira idade, por exemplo, impactados pela mesma causa, seja apoiando ou sendo contra.

Na última semana, Lula anunciou que seu vice seria Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo:

Logo depois, surgiram alguns memes:

   

A “preocupação” de Lula e sua equipe foi com o primeiro meme, que leva o rosto de Pabllo Vittar, uma artista em ascensão e que constantemente é assunto na web. Então, foi decidido o seguinte comunicado:

Claro que a galera jovem e rata de internet caiu na gargalhada e a publicação viralizou rapidamente, fazendo com que o alcance orgânico tenha sido até mais que o esperado.

Contudo, precisava disso tudo para responder um meme? Sim. Conforme foi dito no início deste texto, o público-alvo de Lula é tão abrangente que nem dá para ser definido, pois ele carrega a imagem de ser do povo brasileiro. Dentro desse povo, existem pessoas mais velhas e, ainda, pessoas que não tem o mesmo acesso à informação/tecnologia como o famoso público da internet.

Se uma imagem como essa cai naquele grupo de tias com 60 anos e que descobriram o whatsapp recentemente, uma encaminhando para outra, que também encaminha para aquela amiga que sempre encontra na feira e assim por diante, certamente não seria interpretada como meme, mas sim como fake news.

Já para a galera atualizada, a postagem com Pabllo não passa de uma piada e a imagem explicativa poderia até caracterizar um possível oportunismo por parte da campanha de falar a língua da internet, uma das mais faladas no Brasil.

 

 

 

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas

 

Orgulho de ser de Pernambuco

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2023  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A