Olá, amigos.
Aproveitaram o carnaval? Descansaram? Colocaram as ideias em ordem? Utilizaram o tempo livre para organizar o ano que, agora sim, para alguns, está começando?
Pois bem. Hoje o post é um pouco diferente. E a leitura um pouquinho longa, mas vale a pena.
Há algum tempo venho tentando me organizar, devido à alguns projetos em que venho me dedicado, criando lista de tarefas, lista de leituras, lista de ferramentas para diversos utilidades (e utilizando algumas). Enfim.
A cabeça de comunicadores, fotógrafos, designers e todos que tem, na profissão, a felicidade de necessitar “desfocar” um pouco para que o trabalho seja feito. Falo desfocar por que é preciso desligar-se um pouco e deixar a cabeça viajar. É o que aquela ilustração do cérebro dividido em 2 lados nos mostra: no lado esquerdo, a racionalidade (análises, estratégias, pensamento lógico, etc.) e; no direito, a criatividade (emoções, liberdade, sentimentos, etc.)
Mas manter-se organizado é fundamental. E hoje, venho aqui compartilhar com vocês algumas das minhas listas, que me permitem “viajar de forma organizada”.
Para começar, alguns sites onde busco inspiração para desenhar logotipos. A maioria deles é uma grande galeria, onde os desenhos são divididos por temas.
http://www.logosdesigners.com/
http://iloveligatures.tumblr.com/ (este é sensacional)
http://findguidelin.es/ (site que reune guidelines de vários logos do ambiente web)
Bancos de imagens free, ou com baixíssimo custo. Eu evito utilizar aquelas fotos “com cara de banco de imagens”. Prefiro imagens mais naturais. Por isso, tenho poucas opções.
https://br.dollarphotoclub.com/
https://www.behance.net/gallery/19554683/Free-Photo-Bundles-on-Dealjumbo
http://www.sambaphoto.com.br/ (site brasileiro)
http://www.shutterstock.com/pt/blog/ (é interessante ficar ligado no shutterstock. semanalmente eles liberam algumas imagens free)
Gerenciadores de tarefas. Até poucos dias eu evitava centralizar minas tarefas em gerenciadores. Não conseguia me organizar e registrar o passo-a-passo das tarefas ali. Alguns são mais fáceis (indicados para tarefas pessoais), e outros mais complexos (indicados para empresas), mas cada um tem seu valor.
https://www.wunderlist.com/pt/
http://www.fengoffice.com/web/
http://www.designculture.com.br/como-administrar-melhor-seu-tempo-a-tecnica-pomodoro/ (post aqui do DG sobre administração de tempo)
Nuvens. Para quem está acostumado só com o dropbox e o googledrive, saiba que existem outras alternativas bastante úteis para compartilhar e guardar arquivos.
Apresentações e criações de infográficos.. Alternativas aos PPTs e keynotes da vida.
http://www.keynude.com/ (um tema clean para o keynote)
Agora, um momento inspiração. Busque um propósito de vida. Sério. Se você não está feliz, comece a mudar e priorizar outras coisas na sua vida que até então você não levava à sério. Explore o seu potencial e maximize a performance pessoal e profissional. E ponha seus projetos pessoais/profissionais em prática. Você crescerá incrivelmente.
http://www.ibccoaching.com.br/
http://www.escolhasuavida.com.br/
http://www.edsonfujita.com.br/category/proposito-de-vida/
http://www.deborapazcoaching.com/
A minha vida, pessoal e profissional, melhorou consideravelmente depois que aprendi a compartilhar. Muitas vezes guardava as informações para mim, mas depois que comecei a fazer parte do blog, com o desafio de trazer informações semanalmente, vi que compartilhar ideias, textos, opiniões, etc. é de grande importância para todos. E o melhor pagamento é ver essas ideias sendo passadas mais adiante ainda, e que elas são tão importantes para outras milhares de pessoas. Ajudar alguém, e saber que está ajudando, é o melhor pagamento.
Por isso, peço que vocês completem nos comentários, com as listas de vocês, e como vocês mantém suas viagens organizadas.
Um abraço e até a próxima.