Sabe quando chega aquele arquivo em PPT, mas precisa dele em PDF? Pois é, tem coisas que o designer precisa estar preparado para enfrentar e resolver, a fim de agilizar o processo criativo e evitar os contratempos com o job. Infelizmente, precisamos lançar mão de algumas ferramentas para destravar o processo. E aqui vai uma lista que pode salvar o dia. Use à vontade.
Adobe Portfolio ( www.myportfolio.com )
Quase todo/a designer usa aplicativos/programas da Adobe. Além disso (e talvez ainda não saiba), pode usar o sistema de portfolio on-line criado pela marca que uma gigante do Design. O mais legal é que o artifício é gratuito para quem já tem conta na Adobe, e funciona sincronizando seus jobs e contatos do Behance.
Smallpdf ( www.smallpdf.com )
Tem umas trocentas funções envolvendo o formato PDF, podendo converter PDF em Word e JPG o até mesmo Excel, reduz o tamanho de forma significativa, além de unir ou separar as páginas e mais algumas coisinhas legais. Realmente uma maravilha da natureza essa ferramenta!
Avctoris ( www.avctoris.com )
Quer proteção para seu trabalho e ainda ter um diferencial para atrair seus clientes? Então se liga: Com o Avctoris é possível fazer o registro on-line de copyright dos seus trabalhos, como banner, design de produto, embalagem, logotipo e outros, e ainda identifica o cliente que pagou pelo projeto, amparando ambas as partes envolvidas no projeto, autor e o cliente ( titular dos direitos patrimoniais do job ). Assim tudo fica mais seguro e evita surpresinhas indesejadas.
Screencast-O-Matic ( www.screencast-o-matic.com )
Essa aqui é perfeita para tutoriais. É possível gravar a tela do seu dispositivo mesmo se for sem áudio. Também é uma mão na roda na hora de mostrar àquele cliente leigo como abrir um arquivo que você o enviou.
Tem também a versão paga, que é bem acessível e ainda com mais recursos bem legais.
Colour Lovers ( www.colourlovers.com )
Quem é vidrado em cores, vai curtir muto isso daqui. É, basicamente, uma rede para compartilhar texturas, paletas de cores e tendências envolvendo as mesmas. Perfeito para achar um vermelho Coca-Cola ou azul Twitter.
WhatTheFont ( www.myfonts.com/WhatTheFont )
De repente você vê uma imagem com uma tipografia bem diferente e fica logo querendo saber que fonte é quela. Quem nunca? Pois, o já conhecido WhatTheFont tenta identificar a fonte, nos “dizendo” sem nome. É só “upar” a tal imagem e seguir o passo a passo.
Paypal ( www.paypal.com )
Vai precisar desenvolver um job internacional ( fora do país ) e vender com base na cotação do dólar? Use o PayPal. São mais de 200 países disponíveis.
Então é isso. Essas ferramentas ajudam bastante com algumas coisinhas envolvendo o universo do designer. Sobretudo, do freelancer. Agora é só aproveitar e correr pro abraço!
Inspiração: 1