Filmes sobre jornalismo investigativo baseados em histórias reais

Filmes sobre jornalismo investigativo baseados em histórias reais

Por Renata Braga

O jornalista investigativo consegue desvendar detalhes ocultos, informações que estão nas entrelinhas, um verdadeiro trabalho de detetive. Pode até parecer algo frenético ou glamoroso, a verdade é que as reviravoltas estão presentes mas é válido dizer que é um processo de investigação que demanda tempo, dedicação e o apoio de uma equipe comprometida.

Para celebrar o dia do jornalista, neste dia 07 de abril, separei alguns filmes sobre jornalismo investigativo para você conhecer mais sobre esta vertente jornalística, se envolver e não romantizar a vida nas redações.

Ela Disse

Baseado no livro “Ela disse: Os bastidores da reportagem que impulsionou o #MeToo”, o filme relata o árduo trabalho investigativo das jornalistas do “The New York Times” Megan Twohey e Jodi Kantor em reunir provas sobre os casos de abusos sexuais cometidos pelo produtor de Hollywood Harvey Weinstein. As denúncias também foram relatadas pelo jornalista Ronan Farrow para a revista “New Yorker”. O roteiro aborda os relatos traumatizantes das mulheres abusadas, e explica todo o sistema que protegeu Weinstein ao longo dos anos.

Disponível no Prime Video.

Elenco: Carey Mulligan, Zoe Kazan, Patricia Clarkson, Andre Braugher, Jennifer Ehle, Samantha Morton e Ashley Judd.

O Estrangulador de Boston

No início dos anos 60, na área de Boston, nos Estados Unidos, uma onda de assassinatos cruéis de mulheres assolou a região provocando várias hipóteses, mas foi a jornalista Loretta McLaughli da seção estilo de vida do jornal “Boston Record American” que teve a iniciativa de investigar os casos. Num período onde o termo “serial killer” ainda não existia, sendo uma expressão definida pelo ex-agente do FBI Robert Ressler somente nos anos 70, Loretta se arriscou ao longo das investigações, até se unir a jornalista e colega de trabalho Jean Cole, que juntas publicaram a primeira reportagem apresentando evidências e conexões para os leitores e o departamento de polícia que na época não estava se movimentando o suficiente para elucidar o caso.

Disponível no Star+.

Elenco: Keira Knightley, Carrie Coon, Chris Cooper, Alessandro Nivola, Rory Cochrane, Peter Gerety e Robert John Burke.

Todos os Homens do Presidente

Como afirma Adriano Messias no seu artigo “Todos os homens do presidente: Uma aula de jornalismo contemporâneo” é uma obra-prima do cinema, um clássico que mostra a dinâmica de uma redação nos anos 70.

Os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do “The Washington Post” iniciaram uma investigação partido de uma denúncia anônima, ligando o roubo na Sede do Partido Democrático e a Casa Branca. O escândalo de Watergate ficou mundialmente conhecido após a reportagem sobre o caso de espionagem política, que resultou na renúncia do presidente republicano Richard Nixon durante o seu segundo mandato em novembro de 1972.

Disponível na HBO Max.

Elenco: Robert Redford, Dustin Hoffman, Jason Robards, Hal Holbrook, Jack Warden e Martin Balsam.

Spotlight: Segredos Revelados

O vencedor do Oscar de melhor filme “Spotlight: Segredos Revelados” é baseado na história real da equipe do jornal “The Boston Globe” (vencedores do Prêmio Pulitzer) formada pelos jornalistas Robby Robinson, Sasha Pfeiffer, Matt Carroll e Mike Rezendes. O filme retrata a operação investigativa jornalística do grupo “Spotlight” que revelou os casos de abuso sexual e pedófila de vários padres da Igreja Católica.

Disponível no Star+.

Elenco: Michael Keaton, John Slattery, Stanley Tucci, Mark Ruffalo e Rachel McAdams.

The Post: A guerra Secreta

A história do filme se passa num período onde o jornal “The Washington Post” estava vivendo uma transição de um jornal regional para um nacional. E foi neste contexto que os seus jornalistas e editores Katharine Graham e Ben Bradlee arriscaram suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais. Eles tiveram acesso a documentos ultra-secretos do governo dos Estados Unidos da América, onde o presidente Richard Nixon sabia desde do início que enviar milhares de jovens para a Guerra do Vietnã seria completamente errado de acordo com vários relatórios emitidos na época, ou seja, uma guerra que jamais seria vencida pelos norte-americanos, sem contar os gastos de recursos e de dinheiro que o conflito causou para o país.

Disponível no Prime Video.

Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Carrie Coon, Matthew Rhys, e Alison Brie.

 

 “Se faço ficção, posso inventar o que quiser. Se faço jornalismo, não posso. Devo ater-me aos fatos”.
Ricardo Noblat

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail