No último Fórum de Marketing Digital, que aconteceu no dia 13/05 na cidade do Rio de Janeiro, muito se falou sobre métrica, dados, tecnologias e ferramentas. Mas o debate que mais atraiu minha atenção foi o “Foco no consumidor”. Porque de nada adianta tanta qualidade em dados se você não transforma isso em algo que vai reverberar de positivo para o seu consumidor. Dentro do mercado da moda, quando se fala em plataforma digital, principalmente em e-commerce, têm-se vários questionamentos a respeito da experiência de compra, afinal, o toque e a prova das peças se fazem essenciais diante de produtos com modelagens tão diversas e específicas. Muitas vezes resulta-se na logística reversa, ou seja, na devolução e ou troca de produtos que não serviram, por exemplo. Dentro do e-commerce de moda essa é uma grande questão, mesmo diante de tabelas de medidas que as marcas colocam como parâmetro, e também diante de fotos com as modelos vestindo as roupas; e que não representa, com muita fidelidade, todos os ângulos do look. E o quê o consumidor quer?! Ele quer todas as informações possíveis para fazer a compra com muita certeza de que aquela peça ficará como imaginou em seu corpo. Assim, a apresentação dos looks em movimento veio para proporcionar uma melhor experiência de compra. Algumas marcas já estão atualizando suas plataformas digitais diante desse cenário. A marca La Bella Mafia, por exemplo, focada no público feminino fitness, vem modificando seu site, mostrando suas peças de uma forma muito mais interativa e de fácil visualização. Entre no site da marca e confira como essa proposta funciona!! Vale pensar cada vez mais fora da caixa, pensando com foco total em seu consumidor!
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Larissa Almada
Designer, docente na área de Design de Moda, sou Mestre em Design de Comunicação em Moda pela Universidade do Minho, em Portugal, onde me especializei em Merchandising. Sou consultora em desenvolvimento de produto e de comunicação em moda. Com publicações internacionais de artigos científicos, tenho como linha de pesquisa estudos relativos ao consumo do produto de moda à partir de novas mídias e o impacto no processo de criação. Vamos papear?!
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