Fotógrafo produz livro sobre o Parque Estadual do Jalapão – Design CultureFotógrafo produz livro sobre o Parque Estadual do Jalapão – Design Culture
Artes

Fotógrafo produz livro sobre o Parque Estadual do Jalapão

O fotografo mineiro Lester Scalon, especializado em natureza registrou a identidade e a natureza do parque estadual do Jalapão, no estado de Tocantins, com mais de 300 fotos jamais publicadas o fotografo e o artista plástico e pesquisado Tomas Sigrist, produziram o livro Jalapão, repleto de textos que conta a história do local, além de mais de 600 ilustrações da fauna local o livro conta com um CD com uma seleção de cantos de 100 aves que habitam a região.

O Livro foi editado pela Avis Brasilis, umas das maiores editoras de títulos ecológicos e culturais do pais, o livro será bilíngue (em português e inglês), contaram com 288 páginas, capa dura, no formato 27X35 cm panorâmico e acompanha um CD MP3. Essa obra possibilitará que fotógrafos, amantes da natureza, estudantes, educadores, profissionais do setor, pesquisadores e o público em geral tenham acesso a uma série de informações inéditas, além de extensa galeria de fotos, que retrata não só o encanto do Jalapão, com suas paisagens estonteantes, mas também registros culturais e humanos da região, como a comunidade quilombola ali habitam.

Para Scalon, o trabalho que ele realizou no Jalapão faz parte da sua série de registros de Unidades de Conservação do Brasil, que ele vem realizando ao logo dos seus últimos dez anos.

 

“Em geral, as pessoas não conhecem estas unidades de preservação onde existem belezas naturais tão ricas no Brasil. O Jalapão, assim como a Serra da Canastra, o Pantanal e a Chapada dos Veadeiros, oferece um fascínio muito grande devido às suas peculiaridades. Nosso principal objetivo é despertar a curiosidade das pessoas em conhecer estes locais, e, ainda, mostrar um pouco da sua cultura”, afirma.

Segundo o fotografo a obra é diferente de qualquer uma das últimas edições, pois não só mostra o ecossistema, mas também as comunidades que ali vivem.

“Mostramos a cultura quilombola e seus artesanatos com capim dourado. Estou muito orgulhoso desta obra, porque sem dúvida permite ao leitor apreciar os panoramas por meio das imagens destacadas e interagir com a comunidade presente neste patrimônio natural brasileiro”, destaca Scalon.

O Parque Estadual e o ecossistema

O Parque Estadual do Jalapão, está localizado no estado de Tocantins (TO), tem uma área de cerca de 160 mil hectares, e possui uma enorme variedade de ecossistemas tropicas que desempenha um papel muito importante quando o assunto é respeito à preservação da biodiversidade, e contribui para o status do Brasil de como um dos países biologicamente mais ricos do mundo. A região está circundada por quatro estados brasileiros e está localizada entre os municípios de Mateiros (TO) e São Félix (BA)

“Acredito que esta obra pode despertar a curiosidade das autoridades e de pesquisadores em buscar mais informações de como fazer um melhor controle da preservação destas áreas e encontrar subsídios e planejamentos mais objetivos e certeiros de como realizar a gestão de um parque. O Jalapão é um grande laboratório, uma vez que a comunidade ali inserida consegue sobreviver da própria cultura. Espero que esta obra contribua com a sociedade, dando um embasamento técnico sobre a região”, declara Sigrist.

Para os interessados em conhecer melhor a obra o livro esta disponível na loja online da editora por R$49,oo

Gostaríamos de agradecer a Avis Brasilis pelo envio do livro

Clique aqui para comentar ( )