Os parques são espaços públicos, que dentro da cidade tem a finalidade de recreação, escape da rotina da cidade, embelezamento do espaço urbano, possibilidade de interação e convívio social, entre outros fatores. Algumas cidades do mundo têm seus parques como pontos turísticos, a exemplo o Central Park dentro da cidade de Nova York, localizado no distrito de Manhattan. Mas qual será o futuro dos parques?
O projeto feito pelo escritório MVRDV para o distrito de Pudong em Shangai, China, demostra um conceito que poderá ser referência no modo de projetar os parques do futuro e demais espaços públicos de uma cidade. O parque é chamado de Zhangjiang Future Park, e foi projetado com objetivo de combinar natureza, cultura e entretenimento em um só espaço.
O projeto concebido pelo MVRDV é formado por um parque público, praças públicas e áreas divididas em quatro edifícios principais: uma biblioteca, um centro de artes, um centro de performance e um centro desportivo. Que serão cobertos com telhados verdes acessíveis e conectados um com os outros, essas estruturas formarão uma extensão do parque oferecendo uma vista mais ampla do rio e do bairro próximo. Os telhados verdes não só garantem a biodiversidade, como também fornecem benefícios de sustentabilidade, incluindo drenagem de águas pluviais, ar mais limpo, redução de ruído e economias de energia como resultado do isolamento térmico. Visando torná-lo um lugar de relaxamento e emoção para as pessoas que trabalham e moram em Pudong.