Uma das coisas que vem chocando a todos nós, como serem humanos, é o crescente aumento no número de acidentes de trânsito nas estradas Brasileiras. Apenas no ano de 2014, dentre as 500 mil vítimas de acidentes, 43 mil foram fatais sendo que 7.851 com pedestres e 1.313 com ciclistas. Impressionante, não?
Pois é, foi pensando nisso que a Godyear, fabricante de pneus, apoia pela segunda vez consecutiva o Movimento Maio Amarelo, que visa justamente chamar atenção das autoridades para esse fato alarmante. A iniciativa é feita em conjunto com o Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV) e tem por objetivo principal unir a sociedade civil e o poder público em prol de salvar vidas nas estradas.
O grande gancho da campanha é a parceria com o aplicativo Polen Fotos (disponível para Android) que ajuda a propagar o Movimento através sua própria interface. Funciona assim, você escolhe o Movimento Maio Amarelo dentro os vários que eles apoiam e tira uma “selfie” dentro da moldura da Godyear e compartilha a foto tirada nas redes sociais com uma das possíveis hashtags: #AtençãoPelaVida e #EuSou+1, mas qual a grande ajuda dessa selfie? Eu explico. A ideia é que elas mostrem as pessoas em iniciativas de segurança no trânsito, como por exemplo utilizando o cinto de segurança. E mais, as 120 fotos poderão ser compartilhadas entre os usuários desde que esteja usando a mesma hashtag e o melhor de tudo, sem custo algum.
Na campanha o mais chama atenção é o propósito e o formato. Em épocas de orçamento apertado para campanhas, é uma excelente forma de tornar um conteúdo viral, envolvendo o próprio usuário e de forma totalmente sem custo. O genial no caso está aí, na estratégia utilizada que feita com consciência e tendo esse propósito por trás previamente incutido na cabeça do usuário é sem dúvida uma boa sacada, afinal é ou não uma boa causa? Então acho que isso já explica tudo.
E você, o que achou da ideia e da iniciativa? Confira os vídeos abaixo e deixe seu comentário.