Publi e MKT

Guerrilheiros da Criatividade

A comunicação sempre me fascinou, os detalhe para passar uma mensagem e cada técnica usada nas campanhas me fazem entender o porquê não quis ser engenheiro (rsrs). E pensando nisto, eu trouxe para vocês uma breve introdução ao marketing de guerrilha. Eis um assunto que me deixa perplexo quanto à genialidade de quem executa bem esta técnica.

Criado para ser uma ação diferenciada, o marketing de guerrilha se tornou, a partir dos anos 70/80, uma nova ferramenta para a venda de algum produto/serviço, de modo a atrair a atenção do target. Devido às dificuldades de penetração no mercado e exigências de um novo tipo de consumidor já saturado e desconfiado de cartazes e panfletos, o marketing de guerrilha veio como solução inovadora. A ideia era simplesmente fazer publicidade sem a “cara” de ser publicidade.

Buscando ações below the line, ou seja, ações que saem do comum, os marketeiros fugiram das mídias tradicionais como a televisão, rádio, outdoors e jornais, criando campanhas de maior impacto utilizando flash mobs, virais, dentre outras ferramentas de ação.

Vou apresentar alguns exemplos bem sucedidos e super inteligentes de marketing de guerrilha. Em resumo, todas ações citadas nesta publicação se definem apenas em uma única palavra, C R I A T I V I D A D E!

1º TNT: O canal de TV fechada, TNT, criou um cenário de muita ação para promover seu canal na Bélgica. Vejam que legal a super produção feita para o viral.

 

2º TICTAC: Que tal pessoas desmaiando uma seguida da outra na rua graças ao seu mau hálito? Pois esse flash mob criado para a Tic Tac fez muito mais do que isso.

 

3º ONG Pro Infirmis: Quem não gostaria de um abraço? E o abraço de um urso? Foi com a ideia de igualdade e contra o preconceito que a ONG Pro Infirmis, responsável por ajudar pessoas com deficiência, passaram com muita emoção sua mensagem neste vídeo. Muito legal!

 

4º Super Glue 3: Quem nunca viu uma moeda no chão e tentou pegar, que atire a primeira pedra. Mas graças a Super Glue 3, isso não será uma missão muito fácil. A simplicidade é o que mais chama a atenção nesta ação. Com apenas uma pequena verba na produção do vídeo, pôde-se divulgar muito bem o produto e a sua grande eficiência.

 

5º Coca-Cola: Pagar mico nunca valeu tanto a pena como nos dias atuais. A Coca-Cola desafiou seus consumidores e como prêmio deu ingressos exclusivos para o mais novo filme de James Bond.

 

6º SNCF: A empresa ferroviária francesa SNCF deveria dar um curso de como envolver de forma interativa seus clientes. A ideia era divulgar uma nova linha que iria de Lyon até Bruxelas, mas eles foram além do convencional e nada melhor do que “transportar” de imediato os passageiros. Ótima ideia, ótima execução da ideia.

 

7º Marisa: Enquanto a mais nova loja especialmente feita para venda de Lingerie da Marisa não fica pronta, vejamos como os pedreiros trabalham na construção e reforma do prédio e… mas não, pera lá…

 

Gostaram? Então fica esperto e já vai pensando na sua ação e aparecer aqui.

Clique aqui para comentar ( )