Olá, leitores.
Semana iniciando e nada melhor do que começar o dia já preparado para novos projetos. Há um tempo escrevi sobre home-office, e a necessidade ou oportunidade para ter um. Todos nós, comunicadores, designer, arquitetos, etc. precisamos ter um espaço somente nosso, com a nossa bagunça que, em breve poderá virar nossa fonte de renda e de prazer, se ainda já não é.
Como escreveu Dan Miller no livro Segunda-feira nunca mais, “emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de lazer”. Que tal juntar os dois no mesmo espaço, então??
2013 terminando, 2014 começando, planos prontoS para serem colocados em prática, tudo pronto pra grande virada. Cartões de visitas prontos, apresentação institucional revisada, contatos feitos, reuniões agendadas, orçamentos aprovados, projetos legais já entrando. Mas e o espaço de trabalho? Já está pronto?
Hoje então, o post é curto, mas recheado de inspiração e de dicas para preparar o escritório para receber, planejar, estudar e fazer grandes trabalhos. Mostrarei algumas opções que podem ser perfeitamente feitas por qualquer pessoa.
Sou muito a favor do “Do it yourself (faça você mesmo)” e busco praticar sempre que preciso resolver algo que está ao meu alcance. Isto estimula a criatividade, nos faz economizar dinheiro e ainda por cima praticamos redução, reutilização e reciclagem de materiais que às vezes julgamos limitados.
Então, começamos com elas mesmo. As luminárias
Como escreveu minha colega de blog Mariany Carvalho no post sobre Luminárias pendentes, estes objetos são um trunfo na hora de incrementar e diferenciar um ambiente. Luminárias pendentes são grandes aliadas na ambientação. A variedade de tamanhos, materiais e formas, podem transformar um ambiente formal em um local extremamente criativo e diferenciado. Já imaginou fazer luminárias com garrafas de vidro?
Mesas
Um dos itens mais importantes em um home-office. Pode ser com um móvel velho, com um vidro ou porta sobre cavaletes ou a mesa velha da cozinha, o importante é que ela seja grande e comporte todos os itens úteis para trabalhar. Sobre ela, também pode ser colocada uma luminária bacana feita por você mesmo. #ficadica
Quadro-negro/parede de tinta
Descobri há pouco – atrasado – essa maravilha. Ao invés de comprar um quadro branco ou um quadro de cortiça, onde depois teremos que gastar com percevejo, caneta, parafuso, e ainda por cima furar a parede, faça um quadro de tinta preta na parede. Pode ser ser em toda ela ou apenas num espaço pequeno, o que vale é fazer. E é simples. É só pintar com tinta preta fosca para madeira (atenção, tem que ser para madeira), sobre a massa corrida mesmo. A tinta fosca dá o acabamento do quadro-negro aquele dos colégios. Depois é só comprar giz e se divertir.
Caixas organizadoras
Sabe aquela caixa de frutas que encontramos na feira ou no supermercado? Com uma bela pintura, aproveitando a textura que a caixa já tem, consegue-se resultados bem bonitos. E não é preciso nem pintar. Um verniz pra conservar a madeira já ajuda.
Tubulação aparente
Meu xodó. Isto é muito encontrado em ambientes fabris, ou em cozinhas industriais. Mas pode dar um toque bem classudo no nosso home-office. Também é simples de fazer. Pode ser com canos de PVC ou com canos de metal mesmo e pode-se tornar um pouquinho trabalhoso na hora de montar as tomadas, furar as paredes e alinhar tudo, mas com algumas horas de dedicação, o trabalho fica bem legal. Depois, é só pitar por cima dos canos mesmo (ou não), pra dar um acabamento.
Um toque de carinho
Tomou uma cerveja diferente no final de semana? Que tal aproveitar a garrafa e colocar umas flores dentro pra enfeitar a mesa? Afinal, é ali que passaremos muitas horas do nosso dia, então tem que ter um equilíbrio.
Neste post quis trazer ideias que qualquer um pode fazer sem dificuldade alguma. Lixar, pintar, cortar e colar são coisas simples que, em um final de semana, podemos resolver. Furar paredes e fazer fiação, realmente são coisas mais difíceis, mas caso você conheça alguém que tenha conhecimento básico em elétrica, já vai ajudar e com certeza sairá bem mais em conta do que comprar tudo bonitinho-perfeitinho-inflacionado das lojas de marca. Claro que algumas coisas não podem ser improvisadas, mas o do it yourself com certeza já vai dar uma grande folga no orçamento.
Curtiram as ideias? Deixe seu comentário e vamos continuar trocando ideias.
Um abraço e até a próxima.
Escrito por Mariany Carvalho
Referências:
Comprar apartamento em Santo André
https://designculture.com.br/home-office-voce-ja-tem-o-seu/
https://designculture.com.br/graffiti-na-decoracao/
https://designculture.com.br/luminarias-pendentes-iluminacao-com-stilo/