Identidade Corporativa VS Imagem Corporativa

Olá a todos, hoje tal como prometido no artigo anterior, trago-vos um post muito, muito, muito simples mas que irá ajudar a resolver outra grande confusão que existe na cabeça de alguns Designers/Clientes/Alunos e outros.

Mais do que saber trabalhar com as ferramentas da ADOBE, na minha opinião, o Designer/Profissional terá de utilizar os termos e conceitos com alguma cautela e o seu conhecimento terá de ser sólido, e é por isto que tento optimizar a vossa teoria.

Quantos de nós já utilizamos os termos IDENTIDADE CORPORATIVA ou IMAGEM CORPORATIVA?

Se pensava que eram exactamente a mesma coisa está completamente enganado. Pois não é!

Segundo Joan Costa, um dos autores que mais admiro com um trabalho notável a nível do Design Gráfico e todas as matérias que este implica, há realmente uma enorme confusão entre estes dois termos. Mas podemos entender e distingui-los de forma simples da seguinte maneira:

A)IDENTIDADE CORPORATIVAÉ o que a empresa for (quer saiba transmiti-lo quer não).”

O termo identidade tem um significado cultural e estratégico, é o que faz que cada empresa seja diferente das outras, única e irrepetível.

Pensemos na identidade de um indivíduo, no seu ADN, nos seus cromossomas – está todo o seu potencial do seu futuro desenvolvimento na vida. Esse potencial será realizado ao longo da sua existência através do contacto com os outros, da sua inserção na sociedade na sua participação na cultura e no meio em que vive.

Os indivíduos dispõem de algo que os identifica quando estão ausentes – a sua fotografia. As empresas não conseguem traduzir em apenas uma fotografia o significado total do que são. Desta forma devem de ser simbolizadas. “O que fazemos para tornar a identidade de cada empresa visível, presente, perceptível e memorizável? Criamos símbolos, signos e assinaturas exclusivas, duradouras e recorremos à cor como ajuda para a identificar.

B) “IMAGEM CORPORATIVA – É o que nós pensamos que a empresa é (a imagem mental que cada um forma).”

O que é a imagem em relação à identidade?

Não confundir as imagens identitárias ou visuais com as imagens mentais. Quando falamos de imagem da empresa não falamos de figuras visíveis, mas da imagem mental que ela suscita na memória colectiva, ou seja, a ideia de que a sociedade em geral e os segmentos em particular se formam a partir da empresa.

Espero ter sido esclarecedor, e que vos tenha ajudado a entender esta diferença que pode originar bastantes discussões.

 

Fonte de inspiração

Related posts

Ziraldo: A Vida e o Legado do Mestre da Arte e da Literatura Infantil

Principais removedores de fundo de fotos para dispositivos móveis

2 Whopper por “Vincent e cinco” reais: Burger King®? traz estrela de Todo Mundo Odeia o Chris em propaganda