Inovar não é preciso, mas é necessário! Estamos num mar revolto e a Transformação Estratégica é nau eficiente!

Enquanto escrevo esse texto, na sexta-feira, dia quinze de Novembro, mentes brilhantes estão reunidas no Porto Digital do Recife, lideradas por Silvio Meira e André Neves, para responderem colaborativamente uma pergunta nada trivial, mas de imensurável importância: qual é o valor da estratégia? Fique por dentro de tudo o que está rolando nessa imersão sem precedentes promovida pela TDS Company, que gerará um livro sobre transformação estratégica em apenas dois dias, unindo inteligências humanas e artificiais, e que será lançado no Rec ‘n’ Play 2023. Acesse o site do projeto, entre na fila de espera do seu eBook exclusivo e siga o fio:

Estratégia é o meio pelo qual somos capazes de transformar aspirações em capacidades, como bem definiu Silvio no seu livro O que é estratégia? Desde as tarefas aparentemente mais básicas, como capturar uma larva dentro do tronco de uma árvore, o que algumas aves, por exemplo, conseguem fazer muito bem, construindo ferramentas de gravetos, até a construção de uma infraestrutura digital multiplataforma para orquestrar processos complexos de um negócio de dez mil funcionários, demandam estratégia. Os contextos são diferentes, mas em ambos os casos a aspiração maior é a mesma: sobreviver!

Segundo a Bureau of Labor Statistics, 20% dos novos negócios morrem em 2 anos, 45% em cinco e 65% em 10 por falta de posicionamento estratégico. Isso pode ser explicado por apenas 10% das empresas possuírem estratégia de longo prazo, segundo a Falconi Consultoria. Como já ouvi Silvio Meira dizer algumas vezes: o desdobramento natural dos negócios não é a sobrevivência, mas a fatalidade. É preciso lutar ativamente contra esse desfecho. E quando levamos em consideração a velocidade das transformações do mundo digital e do impacto da economia de plataformas digitais no comportamento das pessoas, podemos exponenciar esse alerta. O contexto figital (físico, digital e social) habilita mudanças muitas vezes bruscas, muito mais velozes do que a capacidade dos negócios se reinventarem. Se nunca foi fácil manter um negócio vivo, agora, em um cenário tão caótico de transformação, como é possível? A resposta é a Transformação Estratégica!

Há uma diferença entre estratégia e transformação estratégica! Enquanto a estratégia é o processo de traduzir aspirações em capacidades dentro do contexto atual, a transformação estratégica é um fenômeno mais abrangente que busca mudar radicalmente os fundamentos que sustentam os processos de criação, entrega e captura de valor, mudando, assim, o próprio contexto. Enquanto a estratégia opera dentro das fronteiras do ambiente de negócios existente, a transformação estratégica reconhece a necessidade de uma mudança de paradigma, adotando novas tecnologias e abordagens para competir em ecossistemas figitais, visando a sobrevivência e o sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

O cemitério de CNPJs parece insaciável e, ao contrário do que se pode imaginar, não assombra só startups e pequenos negócios, mais frágeis do ponto de vista financeiro. Aliás, normalmente mais capazes de se remodelarem rapidamente, os pequenos negócios até têm alguma vantagem no mundo figital. As grandes marcas, ditas como ‘do topo da cadeia alimentar’, também correm risco de morte nesse contexto em grande medida imprevisível. Sólidos demais, muitos grandes negócios destoam de um mundo cada vez mais fluido e acabam rachando, incapazes de acompanhar suas mudanças. A transformação estratégia precisa ser também cultural e é necessária!

Bem, mas esta é apenas uma luz de lanterna na direção de um farol maior, colaborativo e pulsante. Convido você a acompanhar e somar forças conosco nesse feixe de luz que brilhará mais intensamente no lançamento do livro O Valor da Estratégia no Rec ‘n’ Play 2023!

capa by @elena_seagull on Behance

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