Há algum tempo as marcas e agências de propaganda já entenderam e adotaram estratégias efetivas que apelam para o poder da emoção, de despertar os mais profundos sentimentos nas pessoas. E com crianças esse efeito fica mais forte e ao mesmo tempo mais fácil de criar e observar.
Recentemente uma grande marca que tem orientado suas propagandas para as crianças é o Itaú, que de forma átipica para um banco, dialoga com seus clientes de maneira diferenciada, se destacando no mercado.
A campanha “Leia para uma criança” é um exemplo desse approach diferente, pois através do storytelling e de muita criatividade, a instituição vem costurando ideias que mostram como é importante que os pais leiam para suas crianças.
Nesse sentido, eles não só incentivam a leitura como também a conexão entre pais e filhos usam de fábulas, uma linguagem que a criança entende muito bem e gosta (sempre foi assim, desde que o mundo é mundo). Estratégia bem inteligente que faz o banco chegar a seu público direto, os pais, por meio dos filhos e de quebra ainda encanta e ganha a confiança com uma atitude nobre.
Quando a mágica bate á porta de uma criança
É nesse espírito e pensando no fim do ano de 2015 que o Itaú se reuniu com a agência DPZ&T mais uma vez para criar o comercial intitulado “Encontro Mágico”, um desdobramento da campanha “Leia para uma criança”, que mencionei acima.
A nova propaganda, veiculada na Internet, surgiu baseada nas milhares de cartas e vídeos recebidos pelo Itaú durante a campanha, que comoveram os executivos do banco e da agência. Era preciso dar uma resposta a um desses relatos enviados, uma vez que esse ano essa interação entre os clientes e o banco foi intensificada.
A escolhida para ter seu sonho realizado e respondido foi a menina Júlia, que esse ano recebeu a coleção de livros do banco. O pedido dela foi receber a visita da “princesa” que assinou os exemplares recebidos. E aí você me pergunta: mas como assim a princesa assinou?
Rafael Urenha, Chief Creative Officer da DPZ&T, explicou ao site Adnews que:
“Tivemos a ideia de colocar personagens mágicos como a princesa e o sapinho assinando como remetentes os envelopes da Coleção Itaú Criança. Isso despertou a imaginação de muitas crianças, que quiseram responder essas cartas. É mais uma prova de que as histórias estimulam a imaginação e a criatividade. Realizar o sonho da Julia de conhecer a princesa foi a forma mais mágica que encontramos para reconhecer a participação de todas as pessoas que interagem com a nossa campanha, fazendo dela um sucesso”.
Portanto, lá se foi princesa com carruagem e tudo bater na porta da menina, causando aquele misto de euforia, emoção e aventura em um passeio divertido pela cidade. Tudo isso foi registrado pela empresa, é claro, e disponibilizado na web para todos como você pode assistir abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=xSHhgm-ZzuQ
Mas não para por aí; como complemento para a iniciativa e para a campanha, o Itaú preparou um aplicativo com diversas funcionalidades que reforçam o propósito interativo do ano.
Uma iniciativa para poucos
Eu sempre fui fã incondicional do trabalho da DPZ&T para o Itaú, em especial no “Ler para uma criança”, que explora com maestria o conceito do storytelling e transmídia que tanto se fala ultimamente.
Além disso, em sua publicidade e propaganda, a marca trabalha realmente junto com a agência e tem profissionais mais ou tão criativos quanto os da DPZ&T que proporcionam momentos fantásticos para o público e sabem como ninguém cativar e criar uma relação de lealdade e conformidade com os valores da marca.
Ao contrário do que você possa pensar nesse momento, eu não estou ganhando um centavo que seja pelos elogios, muito pelo contrário, e esse artigo não é um publieditorial. Mas é preciso reconhecer e aplaudir quando uma marca tem uma iniciativa bacana como essa.
Uma campanha, um filme e vários detalhes
Várias coisas me encantam nesse vídeo e na campanha com um todo, mas o principal elemento de seudução para mim foi o encanto gerado nos mínimos detalhes. Desde o contato com o público, estabelecendo um diálogo interativo, até a assinatura especial e personalizada das cartinhas enviadas.
Enfim, meus parabéns a Rafael Urenha, Viktor Busch e demais criativos responsáveis pelo filme e todos os profissionais de mídia e produção, além da equipe de executivos do Itaú que colaboraram com o projeto.
Essa foi minha análise e minha opinião, mas nós do Design Culture ficaremos muito felizes em saber qual a sua visão sobre esse anúncio e toda a campanha. Deixe seu comentário abaixo!