Comportamento

Já ouviu falar do concurso “Mickey Feio”? Confira tudo na nossa entrevista

Arte da capa de Caramuru Baumgartner e Ednei L Veiga.

Olá, pessoas!

Certamente você que é designer, criativo ou que curte a área já deve ter visto um concurso bem ‘indiferente’, o Mickey Feio.

Sim, o concurso – como o nome já sugere – é voltado para a manifestação artística do feio, com o objetivo de retratar o boneco mais famoso da Disney de uma forma que não estamos acostumados a ver.

O concurso marcou a época em 2012 promovido pelas blogueiras Daniela Brilhante e Cecília Torres e continua sua trajetória, e desde 2016 sendo puxado pelo bravo Stuart Marcelo.

Cartaz oficial do concurso

Vamos entender mais sobre essa ideia massa com a curta entrevista que fiz o Stuard Marcelo, o cara que tá tocando o projeto.

1- Qual foi a motivação pra criar um concurso como esse?

“Tirar das pessoas um pouco desse negócio de “eu não sei desenhar”. Todo mundo sabe, uns mais, outros menos. Quando você tira a obrigação da estética perfeita as pessoas destravam completamente porquê elas não estão sendo julgadas, pelo contrário, a inabilidade destaca ela!”

2- De onde surgiu essa ideia, que eu diria um tanto… irreverente?

Isso começou há muito tempo, com Lourival Cuquinha e Dani Brilhante, lá em 2001, parando pessoas na rua pra desenhar Mickey’s Feios, teve exposição no MAM do RJ e tudo mais. Dizem que teve até uma premiação de passagem de ida sem volta pra Disney (não garanto veracidade disso), hahahahaha. Mas como ficou por ali mesmo. Cecília Torres resolveu falar com Dani e criar o blog pra trazer isso pra dentro da internet, que foi onde viralizou na época que blogs eram ferramentas mais massivas de comunicação, isso em 2007.

Do mesmo modo, a internet adorou o Mickey Feio e o concurso cresceu de um jeito que não tinha como dar conta de tanto rato e de gente do mundo todo participando. Blogs de design publicaram sobre isso por alguns anos, até 2010. Todo ano ela compilava os envios daquele ano.

Mas aí essa coisa de blog e o próprio Mickey Feio foi esfriando com o tempo. Conheci Cecília em 2008 e sempre achei massa esse evento que ela organizava! Aí em 2016 perguntei a ela se eu poderia puxar isso mais uma vez. Fiz um evento na empresa onde trabalho, publiquei no meu perfil, foi praticamente todo offline. Nos juntamos, criamos a página no Facebook, salvamos os Mickeys dos concurso anteriores e agora tava tudo organizado pelo ano de cada concurso. Feioso, mas organizado. É uma cronologia meio complicada, eu admito.

3- Como foi a recepção da comunidade?

Ano passado tivemos 252 Mickeys feios catalogados durante o mês inteiro. Esse ano teve 400, 3 horas depois da primeira publicação de abertura do concurso. O pessoal do Bate-Papo Ilustrado, um grupo do Facebook, colaborou bastante e comprou a ideia, ajudando a espalhar. Esse ano, virou um monstro feioso e fora de controle. Já vi até blog de maquiagem fazendo Mickey Feio, o pessoal adorou!

4 – Por quê o Mickey foi o personagem escolhido?

Olha, se eu te disser que sei, vou estar mentindo. Mas acredito que depois da Coca-Cola, o camundongo aí deve ser um dos produtos mais reconhecidos no mundo, então brincar com a imagem do que é “imposto” e reconhecível gera essa comoção toda.

Dá pra fazer várias leituras a partir daí ou não fazer leitura nenhuma e você só desenhar um Mickey feio. Mas se você começar a procurar pelas hashtags, pode fazer vários recortes, como por exemplo: Feio é algum posicionamento político, feio é fumar e ter os dentes podres (sempre tem muitos assim), feio é simplesmente ser deformado visualmente ou feio é simplesmente ser mal feito, dá pra traçar mil perfis de Mickeys feios.

5- Até quando esse concurso vale e quais as regras?

Até hoje de meia noite, depois acaba tudo!! Não tô brincando! Sempre respondo isso pras pessoas, elas ficam nervosas e fazem rápido e sai feio natural porquê foi feito com pressa. Mas a brincadeira vai até 31 de maio, é o mês inteiro, inclusive usamos a infâme hashtag #mickeymay que é além de tudo, um trocadilho horroroso.

Não há regras é a regra primordial! Pode desenho, fotomontagem, escultura, tudo.

6- Vai ser algo recorrente ou uma coisa apenas pra esse ano?

Todo ano, claro! Até que a gente fique de saco cheio, deixe pra lá, alguém descubra o Mickey Feio de novo e recomece o ciclo da feiura! Podia virar um filme live action do Mickey Feio, o Sonic tá aí pra provar que dá!

Pra participar, basta fazer e postar com as hashtags #mickeyfeio #mickeyfeio2019 e #mickeymay que já tá valendo, ou postar lá na página Oficial no Facebook.

__

Além do Facebook, você também pode acompanhar o trabalho através das redes:

Twitter: //twitter.com/mickeyfeio
Instagram: //www.instagram.com/mickeyfeio/

__

Valeu pela simpatia, Stuart! Foi um prazer, cara. Espero que o projeto traga muita satisfação (e bastante risadas).

Um abraço.

Além do Facebook, você também pode acompanhar através das redes:

Twitter: //twitter.com/mickeyfeio
Instagram: //www.instagram.com/mickeyfeio/


Clique aqui para comentar ( )