Enquanto muitas pessoas falam das dificuldades de ter ideias criativas, os profissionais criativos não costumam passar por isso, já que lidam com um dia a dia em que é preciso ter muitas ideias. Por outro lado, esses mesmos profissionais geralmente não utilizam nenhuma metodologia para a geração de ideias e, com isso, o processo criativo fica desorganizado e desfocado, chegando até a dificultar a colocação das ideias em prática, que muitas vezes se perdem pelo caminho.
Pensando nisso e a partir de desafios reais, a agência digital gaúcha DZ Estúdio criou a Jam Board, uma metodologia de processo criativo, baseada na ferramenta de gerenciamento estratégico Business Model Canvas, que, a partir de um mapa visual pré-formatado, permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes.
Essa ferramenta, muito difundida na Engenharia de Produção, foi adaptada com sucesso para a área criativa, especialmente agências de comunicação. Inicialmente criada para uso interno da DZ, a Jam foi disponibilizada no site da empresa para quem quiser usar, a fim de ajudar outros profissionais que estejam patinando nos processos criativos. O modelo pode ser impresso, para que ocorra uma troca conjunta de ideias sobre o job em questão, preenchendo as lacunas a mão ou colando post-its.
Segundo Gustavo Mini, Head de Criação da DZ Estúdio, “com uma mecânica simples, a função da Jam é aumentar o foco e a produtividade durante a criação de campanhas e ações de comunicação, digitais ou não, sem perder o caráter artesanal e lúdico que esse trabalho exige. A ferramenta ajuda na organização das informações de entrada, na geração de ideias e na consolidação de propostas criativas.”
Gostou? Saiba mais em http://www.dzestudio.com.br/jam