A marca francesa Lacoste divulgou recentemente uma nova colecção de camisetas polos com a designação “Save Our Species” (Salvem as Nossas Espécies). Esta linha de produção é feita em parceria com a União Internacional de Conservação das Espécies (IUNC), numa edição em que o conhecido crocodilo é substituído por dez animais em via de extinção como uma chamada de atenção ao desaparecimento deste pelo mundo.
A colecção é constituída por 1.775 peças produzidas com base no número de espécies remanescentes na natureza, divididas entre: rinoceronte-de-Java, o tigre da Sumatra, o condor-da-Califórnia, o papagaio kakapo, a iguana de Anegada, o golfinho Vaquita, a tartaruga-de-Myanmar, a saola, o lêmure-esportivo-do-norte e o gibão-negro-cristalizado-oriental, e cada um deles toma o lugar que antes era ocupado pelo icónico crocodilo. Esta colecção já se encontra disponível nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e os lucros serão revertidos a favor da IUNC.
A nível visual, pode se notar o mesmo impacto visual que o conhecido crocodilo, o mesmo aproveitamento a nível de espaço e localização dos icon dos dez animais em extinção. Este trabalho é feito sob direcção criativa do designer português Filipe Oliveira Baptista, nascido em 1975, nos Açores. Formou-se em Design de Moda na Universidade de Kingston, Londres, em 1997. Foi precisamente nesse ano e até 2001 que trabalhou como estilista para marcas como Maxmara, Christophe Lemaire e Cerrutti. No final do ano de 2010 foi convidado para ocupar o lugar de director criativo da Lacoste.
A Lacoste é uma marca francesa fundada pelo tenista René Lacoste juntamente com André Gillier em 1933. René Lacoste tinha sido apelidado de “Le Crocodile” pela imprensa americana durante a Davis Cup em 1927, por causa de uma aposta que valia uma mala de pele de crocodilo. O animal acabou virando o símbolo da marca. Em 1963, René Lacoste passou o controle da marca a seu filho, Bernard Lacoste.
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Fontes:
www.lux.iol.pt
pt.wikipedia.org
exame.abril.com.br
portalrapmais.com