Comportamento

Lentes de contato: muitas vezes não é luxo, mas necessidade

Dependendo da sua área de trabalho as lentes tem, sim, uma necessidade e finalidade prática no uso.

As atividades de trabalho do designer trabalham as percepções, e o sentido mais utilizado por nós é a visão. Enxergamos e percebemos as formas, cores, e nuances, e a partir delas produzimos objetos e materiais que nos permitem transmitir ideias, emoções e intenções. Quando temos um problema visual, precisamos então redobrar os cuidados, mas qual a ferramenta ideal para correção dos desvios: óculos ou lentes de contatos?

Hoje temos tecnologias que nos permitem trabalhar de forma mais confortável e menos agressiva aos olhos, como tecnologias de monitor que minimizam a fadiga ocular, mas muitas vezes negligenciamos algumas outras ferramentas para correção de desvios visuais.

Eu mesmo, terei que voltar a usar óculos pois tenho um pequeno desvio ocular e com o passar dos anos não dá para evitar. No entanto, os óculos não oferecem praticidade para todos os usos no dia a dia. Sou fotógrafo também, e como uso uma câmera compartilhada no dia a dia, não posso fazer todos os ajustes de dioptria no viewfinder da câmera. Fica muito pouco prático. Então, para o dia a dia, as lentes de contato são uma necessidade.

O uso do viewfinder para o profissional de fotografia permite uma visão mais clara dos objetos a serem fotografados e seu enquadramento

Se eu fosse só um designer ou profissional de TIC e não tivesse esse trabalho de fotógrafo na minha grade de atividades, optaria somente pelos óculos, mas… a gente precisa trabalhar, não é mesmo? E precisa de boas lentes de contato e confortáveis ao uso para isso. Afinal de contas, também não é prático, nem higiênico, ficar tirando as lentes e colocando a todo momento.

A maioria das lentes, com o passar do dia geram desconforto, pois dão a sensação de ressequidão, mas fazendo minhas pesquisas encontrei algumas lentes que possuem tecnologia para reduzir em muito essa sensação, permitindo que o uso seja bem mais cômodo.

As lentes de contato Biofinity, da Coopervision, são feitas em silicone hidrogel e possuem uma tecnologia exclusiva, capaz de entregar uma suavidade 25 a 55% maior que as demais lentes do mercado, mantendo uma oxigenação ideal para as córneas, o que torna a sensação de uso ao longo do dia bem menos perceptível e mais confortável.

Quanto ao uso de óculos, bem, aí basta escolher lentes que sejam claras, confortáveis e, preferencialmente menos reflexivas. Isso vai ajudar e muito ao não gerar distorções cromáticas na sua percepção visual.

E você, também tem a necessidade de usar lentes de contato no seu dia a dia? Comente e nos conte.

Imagens:

Bonitinho foto criado por cookie_studio – br.freepik.com

Pessoas foto criado por drobotdean – br.freepik.com

Clique aqui para comentar ( )