Logo Kelly Key: Plágio ou inspiração?

Nas últimas semanas diversos posts no Facebook e artigo s em portais foram publicados sobre o concurso do We logos para desenvolvimento do Logo oficial para a cantora Kelly Key, com críticas desde a plataforma para publicação do logo, valor pago: R$ 1.000,00 até quem de fato iria desenvolver se profissionais ou amadores, finalmente, houve um desfecho do caso que terminou tendo uma repercussão ainda maior.

O Designer Azettermann teve o projeto escolhido pela cantora e equipe, mas, não aprovado por profissionais de todo o país e acusado de plagiar o logo de uma agência tcheca de RP, a KK Promotions.

Já falamos no Design Culture sobre a busca pela originalidade (clique aqui e aqui para ler novamente), e fazemos a seguinte pergunta: O Designer plagiou, se inspirou ou foi apena suma coincidência? Confira os logos abaixo e deixe nos comentários sua opinião.

Fica outra pergunta: Será que quando ocorrem uma certa aparência entre logos sempre será plagio? Confira na imagem abaixo divulgada na internet contendo logos e suas similaridades.

Confira o comunicado de Gustavo Mota, CEO da We Do Logos responsável pelo concurso ao Portal Adnews

Quando realizamos um concurso criativo na We Do Logos com o objetivo de gerar buzz, já estamos preparados para a polêmica que esta ação iria gerar. Foi assim quando lançamos o concurso e não seria diferente quando o mesmo seria finalizado. A parceria com a Kelly Key tinha o objetivo de viralizar mesmo e colocar em evidencia o relançamento da cantora.
Recebemos em nossa plataforma mais de 1000 criações feitas por 324 designers de todo país. Um enorme sucesso. Este foi um dos projetos com maior número de participação dos designers, mesmo em concursos promovidos na We Do Logos por empresas como Tecnisa e com um prêmio 7 vezes maior.
Esta mesma acusação foi feita quando a Agência Tátil divulgou a marca das Olimpíadas 2016 e quando a Lippincott Mercer divulgou o logotipo da Vale do Rio Doce. Esta mesma semelhança é encontrada em marcas como Chanel e Gucci, Ford e Carrier, Band e CBS dentre outras milhares de marcas.
Mas eu diria que antes de mais nada deveríamos começar do início. A base para criação de qualquer arte por parte dos designers em qualquer lugar do mundo é o briefing passado pelo cliente. Segue trecho:
“- Estrelas: Sempre foi uma marca forte dentro do antigo logotipo, difícil pensar em Kelly Key e não pensar nas estrelas, inclusive está em tatuagem na mão da cantora e na assinatura;”
“- Nome: Ter as duas opções: Kelly Key (nome completo) e as iniciais (KK), elas podem estar juntas também;”
Quando a cantora optou por uma identidade visual simples e com elementos universais, determinando o que gostaria de ver, obviamente as opções de criação acabam se limitando e caindo em um senso comum.
Após a decisão do designer vencedor pela equipe da Kelly Key, nós fizemos uma busca sobre a possibilidade do registro no INPI (o que é gratuito para todos os nossos clientes), como também uma busca pela internet. Tratando-se exclusivamente da letra K duplicada, é claro que poderiam existir criações similares mundo a fora. Realmente não encontramos este logotipo mencionado, mas existem outros com o mesmo conceito.
Levando em consideração as milhares de marcas criadas todos os dias mundialmente, seria inviável para qualquer empresa conseguir checar todas elas antes do desenvolver projetos. Como temos a liberação do INIP para registro e todo material e documentação do designer Azettermann, estamos muito tranquilos.

Via: 1, 2

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