Fotolia

Manual do Freelancer #01: Cursos gratuitos pra administrar o seu business

Olá, pessoas!

Hoje, eu estou iniciando uma série de artigos voltados para o desenvolvimento do freelancer. A cada mês, vou iniciar com assuntos específicos voltados a ajudar os profissionais independentes (autodidata) a melhorarem cada vez mais o seu business. Pode servir também pra quem quer migrar pra a vida de empreendedor e ajudar a desenvolver ações que façam o seu negócio ter sucesso.

Quem acompanha meus artigos, sabe que vez ou outra eu falo um pouco sobre trabalhar como freelancer. Nesse artigo, eu falo um pouco sobre se vale a pena ser freelancer ou não. Já nesse, falei um pouco sobre a melhor escolha pra o seu business: Nome fantasia x nome próprio. O assunto é sempre decorrente em meus textos.

Já no de hoje, decidi focar mais na parte administrativa. Ser freelancer não é apenas fazer o seu horário e trabalhar em casa (em muitos dos casos).

Ser designer em agência é fácil porque só nos preocupamos em criar e não nos interessa os outros departamentos, mas como freelancer, todo o departamento de uma empresa é administrado por apenas uma pessoa. Dessa forma, pensei em trazer alguns cursos que podem ajudar a melhorar o seu negócio na parte nada relacionada a  processos criativos e mais voltados a questões legais e que podem ajudar a gerir o empreendimento. Vamos lá!

__

Os cursos são oferecidos por algumas plataformas online e gratuitas. Então, você pode ficar despreocupado.

__

#01 – ADMINISTRAÇÃO  

Dentro da nossa formação, dificilmente aprendemos como gerir um negócio ou até mesmo criar um negócio. Até agora, não vi nenhuma formação em Design (seja lá qual for) que abordasse empreendedorismo. Dessa forma, aprender sobre como administrar o seu próprio negócio é uma vantagem para sabermos lidar com as várias situações que envolvem uma empresa.

 

#02 – FUNDAMENTOS DOS CONTRATOS

Esse curso é realmente importante para qualquer tipo de profissional. Mas principalmente para freelancers e profissionais independentes. Fazer um bom contrato é o primeiro passo de qualquer negócio. Com esse curso, você aprenderá a fazer e entender os princípios de um bom contrato para não correr o risco de problemas com clientes futuramente.

 

#03 – INTRODUÇÃO AO DIREITO

Esse curso deveria ser obrigatório para qualquer profissional. Conhecer as leis é de suma importância para nos livrarmos de situações embaraçosas. Esse curso tem como objetivo apresentar conteúdos introdutórios sobre as leis e fundamentos do direito. É importante esse conhecimento para pautar as prestações de serviços e até cláusulas de contrato com clientes.

 

#04 – ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO

Pode não parecer, mas o tempo é um dos principais problemas de quem trabalha independente. Sem disciplina, as coisas podem se atrapalhar e fazer com que seu negócio fique atrapalhado e diminua sua produtividade. Esse curso tem a intenção de oferecer dicas que ajudem na administração do seu tempo para uma melhor performance profissional.

 

#05 – EMPREENDEDORISMO

Empreender é o lance! Apenas ter o seu negócio não é suficiente a longo prazo. Manter o negócio de forma produtiva é o maior objetivo. Nesse curso do SEBRAE, há vários assuntos que abordam a forma de fazer o seu negócio crescer e com qualidade.

__

Espero que com essas ideias e orientações o seu negócio melhore ainda mais. Eu já fiz alguns cursos da lista e estou fazendo outros. Conhecimento nessa área é o que precisamos, pois conhecimento sobre a área criativa a gente tem, certo?

Próximo mês voltamos com mais conteúdo para freelancers. Fique ligado!

Abraços e uma xícara de café. Ou mais que uma. ;)

__

Capa por Fotolia da Adobe

Clique aqui para comentar ( )