Desde que os jogos deixaram de ser considerados brincadeiras de crianças, e viraram uma forma rentável de trabalho, surgiram varias oportunidades para se ganhar dinheiro e entrar nesse mercado, uma muito popular é a chamada venda de jogos Advergames, do inglês Advertise (Propaganda) + Games (Jogos), que nada mais é uma união de jogos com publicidade, divulgação de marcas e produtos através dos designs de jogos.
Aqui temos um exemplo de um advergame no Brasil, que serviu para divulgação do remédio aspirina:
Clique aqui para assistir o vídeo
É muito usado por grandes marcas, como Samsung, Coca-cola, MC-Donalds e outras.
Um exemplo de um caso de sucesso desse tipo de jogo, aconteceu com a empresa Burguer King, que lançou três jogos chamados King Games para Xbox e Xbox 360 em 2006, que além de divulgar a marcar, esses jogos não foram distribuídos gratuitamente, foram vendidos ao valor aproximado de 4 dólares, e venderam mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e Canadá, de acordo com o site Gamespot.
Esse tipo de marketing através de jogos não é algo recente, vem da época do atari, com a coca-cola divulgando sua marca, mas só atualmente que tem um grande sucesso, muito por conta da internet, que faz uma grande divulgação desses jogos.
Need For Speed Porsche Unleashed
É uma excelente forma de fazer marketing viral, ainda mais pelo fator replay e viciante dos jogos, como é o caso do jogo porsche unleashed, um jogo viciante, e que faz o jogador ficar com a marca da empresa na mente.