Entretenimento Marketing e esports: 5 cases de grande sucesso

Marketing e esports: 5 cases de grande sucesso

Por Iran Pontes

O cenário competitivo de jogos digitais chegou definitivamente para ficar. Os esports, como são conhecidos, se converteram em uma indústria bilionária, impactando em diversos mercados que ultrapassam as fronteiras do mundo gamer.

O marketing é um desses mercados que se viu surgir uma série de oportunidades com o boom dos esportes. Por isso, muitas empresas passaram a incluir os jogos no operacional estratégico de promoção das marcas, sobretudo aquelas ligadas à tecnologia.

Confira abaixo uma lista com cinco dos principais cases de sucesso que mostram como a união entre o marketing e os esports pode ser bastante proveitosa.

Kabum Esports!

Uma das líderes nacionais em e-commerce do setor de tecnologia, a Kabum resolveu apostar no marketing voltado para os esports muito antes de a modalidade ser difundida no país. Em 2013, o grupo resolveu criar sua própria equipe, difundindo ainda mais o peso da marca junto ao seu principal público estratégico: os gamers.

A empresa foi a primeira a investir em uma estrutura de alto padrão, incluindo uma mansão como “quartel-general” para seus jogadores, seguindo um modelo muito popular nos Estados Unidos. Hoje, a Kabum Esports! é considerada uma das equipes mais bem sucedidas do cenário nacional competitivo de jogos eletrônicos, sendo tricampeã do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL. A marca, por sua vez, ganhou ainda mais destaque no mercado digital, sendo adquirida pela Magazine Luiza em um negócio avaliado em 3,5 bilhões de reais.

Intel

Outra empresa que apostou desde cedo nos esports foi a Intel, uma das líderes mundiais na fabricação de processadores. Porém, de uma forma diferente: ao invés de investir em uma equipe própria, com a Kabum fez, a gigante do Vale do Silício resolveu concentrar sua estratégia nos naming rights de algumas das principais competições.

Hoje, o circuito Intel Extreme Masters é um dos mais longevos do cenário competitivo dos esports. Por muito tempo, o IEM agregou modalidades como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, World of Warcraft, Quake, DOTA. Hoje, os esforços são concentrados no CS:GO – afinal, a marca também é uma das grandes patrocinadoras da Electronic Sports League (ESL), que está entre os principais torneios profissionais do jogo de tiro em primeira pessoa.

Partypoker e Kevin Hart

Uma das modalidades mais populares dos esports é o poker – afinal, boa parte de seus praticantes está concentrada no espaço virtual. Uma das principais marcas ligadas ao esporte da mente, o partypoker montou uma estratégia de marketing pensando em linkar a modalidade a jogadores de grande presença midiática para aumentar a visibilidade junto ao mercado.

Além de apostar em nomes consagrados da modalidade como embaixadores da marca, como o brasileiro Yuri Dzivielevski e o britânico Patrick Leonard, a partypoker investiu em uma parceria de longa data com o comediante Kevin Hart, uma das celebridades de Hollywood que jogam poker e são abertamente apaixonadas pelo esporte. Isso ajudou a marca a se consolidar como uma das referências do poker mundial.

Itaú e Players Bank

Há muito dinheiro em jogo nas principais competições de esports do planeta, e um dos bancos que enxergou isso como uma oportunidade de capitalizar com o marketing foi o Itaú. Além de lançar uma campanha exclusivamente voltada para o público de jogadores, a empresa colocou em atividade recentemente sua nova marca relacionada ao universo gamer: o Player’s Bank.

O banco digital fornece um serviço exclusivo para jogadores, com algumas vantagens em investimentos e facilidades para obtenção de crédito e outros benefícios que atraem um nicho que ainda não está habituado com o universo financeiro – pelo menos em sua maioria. Dessa forma, o Itaú largou na frente dos demais bancos e fortaleceu ainda mais a marca junto a um público-alvo que tende a crescer ainda mais nos próximos anos, na mesma medida de seus rendimentos, se considerarmos que a expectativa é de que os prêmios distribuídos sejam ainda maiores nos próximos anos.

Banco do Brasil e #Tamo Junto Nesse Game

O Banco do Brasil é outro que também resolveu olhar com mais carinho para os esports, com a realização da algumas campanhas voltadas para esse público. Em 2021, a empresa consolidou a criação da campanha #Tamo Junto Nesse Game, uma plataforma que reúne informações do universo esports, além da facilitação de crédito.

Para impulsionar a campanha, o BB apostou em nomes consagrados dos esports, como Alexandre Gaules, considerado um dos maiores streamers do Brasil, além de outros destaques do mundo digital como Thuriana, Marcos Alef, Imarycn e Gargula

Fotos: Divulgação

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