Uma mercearia, situada na cidade canadense de Vancouver, lançou uma campanha inusitada para incentivar os hábitos sustentáveis de seus clientes. Com o objetivo de reduzir o consumo de sacolas plásticas, a empresa imprimiu slogans embaraçosos nas embalagens, forçando os clientes a refletirem sobre a situação.
Foram desenvolvidos três modelos de estampa para as sacolas plásticas, apresentando slogans de empresas fictícias que ninguém deseja exibir em público. As aplicações incluem mensagens como “Em direção ao bizarro: empório de vídeo adulto”, “Dr. Toews: atacado de pomadas para verrugas”, e ainda “Cooperativa de cuidados do reto”. Abaixo dos slogans, a empresa assina a mensagem “Evite passar vergonha, traga uma sacola reutilizável”.
A mercearia, que é chamada de mercado do oeste, espera que à campanha motive seus clientes a suas levarem suas próprias sacolas reutilizáveis para a loja. “Muitos de nossos clientes possuem sacolas reutilizáveis, mas esquecem de trazê-las”, afirma David Lee Kwen, proprietário da loja. “Queremos que os clientes lembrem-se de suas sacolas reutilizáveis de uma maneira que realmente efetiva.”
A campanha segue esforços similares de consciência ecológica ao redor do mundo, englobando iniciativas de empresas e municípios para combater o uso de plásticos descartáveis em embalagens e produtos de consumo.