Design

Microsoft promove redesign da embalegem de controle adaptado para usuários com limitações físicas

A Microsoft anunciou o redesign da embalagem para seu controle adaptado para usuários com limitações físicas, chamado Xbox Adaptive Controller, anunciado em maio deste ano. Contando com a ajuda dos próprios usuários, que relataram as dificuldades encontradas para manusear a embalagem anterior, a empresa se empenhou em desenvolver uma embalagem que melhorasse a experiência de desembalar o produto para usuários com problemas de mobilidade.

O principal objetivo adotado pela equipe de projeto foi eliminar uma prática comum relatada pelos usuários, que diante das dificuldades impostas por suas limitações físicas, recorriam ao uso dos dentes para poderem abrir as embalagens convencionais. A empresa também optou por retirar do sistema de embalagens qualquer componente que pudesse causar cortes ou arranhões, incluindo grampos e cintas plásticas. Além disso, a embalagens também dispensa o uso de fitas adesivas, o que torna desnecessário o manuseio de objetos cortantes para fazer a abertura das caixas. Para isso, o projeto faz uso de uma fita de papelão que envolve a embalagem de transporte, que com um simples puxão permite que a caixa se abra e o usuário tenha acesso fácil a embalagem principal.

 

Abertura da embalagem de entrega.

As células de ar nas laterais da embalagem de transporte, feitas com o mesmo material do restante da caixa, substituem as peças de isopor e plástico bolha, tornando a caixa mais fácil de ser produzida e reciclada.

A embalagem tinha que permitir que os jogadores com destreza limitada, que poderiam estar usando apenas uma mão ou braço, abrissem facilmente a caixa e removessem o controle, e ela teria que ser tão atraente quanto qualquer outra caixa do Xbox“, disse a Microsoft.

Abertura da embalagem principal.

Um painel adesivo de duas extremidades cobre um fecho de fita que pode ser retirado pelo lado esquerdo ou pelo lado direito, dependendo das necessidades do usuário. Depois de remover a vedação, o usuário pode apenas passar o dedo na presilha flexível da fita e levantá-la. A caixa interna também possui uma abertura articulada, em vez de uma tampa que pode exigir duas mãos para remover.

Um puxador fixado no suporte deslizante que sustenta o controle permite que os usuários que não conseguem acessar o espaço abaixo dele possam deslizá-lo para fora e remover o produto.

Você não precisa de uma grande quantidade de movimento para abri-lo, o que é fundamental para pessoas com mobilidade reduzida“, disseram os projetistas da embalagem.

Remoção do controle.

O Xbox Adaptive Controller, que estará à venda a partir de setembro deste ano, pode ser usado em sua versão de fábrica ou personalizado com componentes complementares. Ao contrário da versão convencional, ele apresenta botões maiores dispostos em uma interface plana, e também pode ser personalizado e reconfigurado com interruptores, botões, e controles extras.

 

Clique aqui para comentar ( )