Olá leitores do Design Culture, hoje vou falar de um assunto da área da moda, mas que envolve também fotografia, design, marketing e um pouco de polêmicas quanto ao ”padrão estético imposto pela mídia. O que eu vou tentar desmistificar aqui é o porquê das modelos de editoriais e passarelas da moda serem tão magras através de alguns argumentos que podem te levar a pensar que o pessoal de vestuário quer te deixar anoréxico/a.
A principal função da modelo é ser um cabide para a roupa, sendo apenas um suporte para que a roupa seja vista pelos consumidores. Aí vocês me perguntam:
“Poxa Vini, e por que não acontece somente uma exposição dessas peças em que as pessoas possam ficar vendo quanto tempo quiserem já que as modelos tem função de cabide?”
Simples! isso se deve ao fato que quando a roupa está vestida em uma pessoa, as dimensões da roupa ficam mais claras, como por exemplo o comprimento da peça, para saber se ela vai até o quadril ou o meio da coxa, se ela é bem decotada ou não, se a manga vai até o punho ou se é 3/4; designers, entendam isso como se você mostrasse a arte de um flyer 10×15 impresso em um cartaz em A2, ficaria meio estranho e alteraria algumas percepções da peça, certo?
Agora vamos falar do caimento da peça, imagine se a modelo tivesse umas gordurinhas localizadas na cintura e a peça ficasse marcando as mesmas, concordam que as consumidoras iriam ver nelas mesmas que aquela peça não ficaria bom nos corpos delas? Então, considerando que o principal objetivo de qualquer empresa, inclusive as de vestuário, é gerar lucro, essas gordurinhas localizadas teriam um impacto negativo no subconsciente das pessoas e consequentemente nas vendas.
Aí a outra pergunta que vocês me fazem:
“Mas Vini, se as modelos devem ser apenas cabides, por que elas usam maquiagem?”
Elas usam maquiagem porque elas não podem ter ‘fatores negativos observáveis’ (rugas, olheiras, sobrancelha mal feita), pois como sabemos, as mulheres são as maiores consumidoras de moda, e todos sabem que as mulheres ficariam botando defeito na tal modelo. Já me defendendo quanto à esse parágrafo, cada mulher tem sua beleza, não é uma ruga, uma gordurinha localizada que faz a mulher ser feia.
E lá vem mais uma pergunta:
“Mas por que usam tanto photoshop nas mulheres e nas roupas?”
Porque os desfiles e editoriais de moda nada mais são que publicidade, e em todo tipo de publicidade a empresa quer passar a visão de produto impecável para os clientes, interprete isso como se você fosse fazer um anúncio de um notebook e na foto do mesmo ele está com o teclado faltando uma tecla ou a tela está com um p#t@ de um arranhão, eu acho que as pessoas não se interessariam muito em comprar, não é mesmo?
E a pergunta que não quer calar:
“Você concorda que a mídia da moda passa para as mulheres que elas devem ser quase anoréxicas para serem bonitas?”
Discordo e concordo simultaneamente. Discordo pois como disse acima, a ideia das marcas de roupa é vender roupas, não é vender shakes milagrosos que fazem você perder o movimento das pernas por alguns dias , e as mesmas utilizam da publicidade de forma genuína para tal. Por outro lado, temos uma mídia secundária, que fica martelando na mente das mulheres para que elas sejam magras tentando empurrar esses tais shakes milagrosos, e revistas que propõem dietas que diminuem 8 cm da cintura em 1 mês, tudo isso para fazer propaganda e vender esses produtos miseráveis. É claro que concordo que as pessoas devem praticar esportes para se manter com a saúde em dia, logo elas não devem ficar anoréxicas pois isso (remédios milagrosos) iria de forma contrária ao proposto por nutricionistas.
Obrigado por se interessar, ler, e se tiver alguma dúvida ou até discordar de algo do que eu disse, deixa aqui nos comentários.