Quem nunca ouviu o velho ditado que diz “Ano novo, vida nova”? Pois bem, ele serve para pessoas e para marcas também se provou uma máxima muito seguida. A exemplo de outras marcas que recentemente passaram por isso e com uma necessidade já há algum tempo latente a Netshoes lançou nesta Segunda a seu novo posicionamento e nova identidade visual. Confira abaixo a logo como era antes e como ficou depois da reformulação:
Após um intenso ano de estudo de branding realizado em parceria com a consultoria Interbrand , a Netshoes mudou sua cara em todos os seus pontos de contato com cliente, o que inclui loja virtual, embalagens, e-mails, anúncios, redes sociais, central de relacionamento, com uma linguagem mais objetiva e esportiva e todos os demais canais de comunicação da empresa.
Em entrevista para o site Adnews, Renato Mendes, gerente de assuntos corporativos da Netshoes, revelou que na pesquisa realizada a marca ouviu inúmeros stakeholders os levando a adotar uma comunicação mais direta, sem assinaturas ou elementos associados a regiões ou datas. Portanto, no novo logo prevaleceu apenas a palavra Netshoes com nova tipografia, o que compôs a imagem final, como você pode ver acima.
Além disso Renato afirma ao site que, com uma nova paleta que abrange cores mais vivas como pink, roxo, laranja, amarelo, verde e azul o logo da mais movimento e energia do esporte aos consumidores, inspirando também a prática da atividade física.
Aliado a toda essa reforma visual veio junto uma mudança na comunicação verbal da marca, proporcionando a seus funcionários um workshop de cultura. No tal evento, os empregados tiveram o primeiro contato com o novo logotipo e com uma linguagem menos formal, mais descontraída, esportiva e direta, como já havia mencionado. Afinal de contas, a empresa esta muito presente na Internet e precisa de uma linguagem mais rápida, precisa e criativa, exatamente como eles esperam neste meio.
Mudança Retardatária, mas certeira
Não sou designer e muito menos um entendido em layout e identidade visual, mas como publicitário me sinto no dever de elogiar o que me concerne: o reposicionamento da marca. Sim, concordo, ficou simplesmente genial. As cores mais vibrantes e alegres dão um ar bem moderninho e ousado, pois chama atenção para si e fala de forma positiva aos consumidores. Eles vieram a tona e afirmaram que são uma marca esportiva forte e vibrante, assim como eles exigem que seu consumidor seja, de uma forma ou de outra.
Quanto a linguagem verbal, já estava mais do que na hora de eles se tocarem nisso, afinal de contas esporte é vida e vida é energia, movimento, portanto não dava para continuar tão formal. A fala rápida e direta já era inconscientemente pedida pelo consumidor, pois de que adianta pregar uma coisa e fazer outra? Ou seja, agora sim acredito que a marca e seu respectivo logotipo estejam condizentes com a realidade da empresa e do consumidor. Parabéns a Interbrand pela excelente pesquisa, para a Netshoes, que apesar da percepção tardia executou brilhantemente seu rebrandig e a todos os envolvidos na elaboração e execução da nova logo.
Agora confira na galeria abaixo, os novos logos e peças da marca que reforçam a nova comunicação visual. É importante lembrar que a Netshoes investirá em campanhas na Internet, revistas e jornais comunicando a nova identidade visual.