Fotolia

Conheça a nova identidade do Dropbox

Você provavelmente conhece um dos serviços que lidera o armazenamento em nuvem na internet. Ele é utilizado por mais de 25 milhões de pessoas ao redor do planeta, permitindo o compartilhamento de arquivos de forma gratuita com o limite de 2GB.  O Dropbox surgiu como uma necessidade pessoal de Drew Huston, quando ele acabou esquecendo o seu pendrive enquanto viajava num ônibus com destino a uma consultoria que daria para uma empresa.

A frustração o fez começar a escrever e desenvolver um código que, sem saber, mais tarde seria utilizado para criar um produto utilizado no mundo inteiro. Em entrevistas, um dos criadores do Dropbox também revela que cansou de ter que anexar os seus arquivos em emails para que pudesse acessar remotamente mais tarde. Drew juntou-se com o colega Arash Ferdowsi, ambos formatos na MIT, para trabalhar no projeto. Conseguiram investimentos, mudaram-se para o Vale do Silício e lançaram o produto em 2008. O sucesso foi imediato.

Depois de dez anos, o Dropbox decidiu mudar a sua identidade visual. A missão se tornou mais do que manter arquivos em sincronia, passando a focar em manter as equipes em sincronia. O Dropbox não é só um lugar para armazenar arquivos, é um espaço vivo que reúne times e ideias.  Um novo aspecto expressivo, com imagens ricas, cores vibrantes, tipografia versátil e ilustrações divertidas.

“O Dropbox não é apenas um lugar para armazenar seus arquivos. Somos um espaço de trabalho vivo onde pessoas e idéias se juntam”, explicou Carolyn Feinstein, CMO da empresa. “O design reflete nossa paixão: construir ferramentas que ajudem as equipes a encontrar foco, manter seu fluxo e liberar sua energia criativa”, detalhou.

A caixa azul, o logotipo antigo, transmitia a ideia de que o Dropbox é simplesmente um lugar para guardar coisas. O novo logo, mais simples, evolui de uma caixa literal para uma gama de superfícies que passam o conceito de plataforma aberta e colaborativa. Um lugar para criar.

O Dropbox também expandiu sua paleta de cores. As novas cores buscam o conceito de dinamismo, diversão, criatividade e alto contraste. Apesar dos tons ligeiramente pastéis, ainda conseguem ser vibrantes quando combinadas. Puxando as mesmas ideias, a empresa decidiu oficializar uma nova tipografia: a Sharp Grotesk. Essa fonte é como se fosse um guarda-roupas com peças para várias ocasiões. A Sharp possui 259 variações, permitindo versatilidade no tom de voz da marca.

Clique aqui e receba 1 mês de assinatura grátis + 5 imagens em altíssima resolução da Fotolia, o banco de imagens da Adobe. Todos os grandes profissionais trabalham com Fotolia. :)


A nova identidade visual foi criada por um conjunto de estúdios. Além da equipe própria do Dropbox, participaram da concepção do projeto as agências Collins, Instrument, XXIX, Sharp Type, e Animade. Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui.

Clique aqui para comentar ( )