Design

Nunca pare de aprender

Pexels

Fala criativos!

Hoje gostaria de falar um pouco sobre ensino e como muitas vezes temos uma visão distorcida da importância da educação. Em nossa sociedade, somos muitas vezes doutrinados pro certos estágios da vida e pela expectativa que existe sobre nós, um modelo clássico (no caso de brasileiro) de terminar o colégio, estudar para o vestibular, entrar em uma faculdade, conseguir um emprego na sua área, casar, ter filhos, se aposentar. Porém como temos visto nos últimos tempos, esse modelo é útil para a sociedade, mas não necessariamente para nós e para nossos sonhos e ambições. Uma das lições mais importantes que descobri nos últimos anos foi o fato de que jamais devemos para de aprender, aqui vai uns bons motivos para isso:

1 – Aprender coisas novas torna a vida mais empolgante

De fato, nosso cérebro é viciado em novidades e por isso que muitas vezes temos a percepção de que a infância é um período em que tudo parecia ser demorado e tão intenso. Novas experiências são importantes para gerar memórias, uma das melhores maneiras de conseguir essas experiências é aprendendo coisas novas e aplicando elas. Além disso, imagine se todo o mês você se comprometer a aprender algo novo em um nível iniciante, imagine ao final do ano todas as coisas que poderá fazer com essas novas habilidades, não só isso lhe torna uma pessoa mais interessante, mas uma pessoa com menos limitações e mais livre.

2 – O progresso em uma carreira não vem apenas de horas de trabalho, mas também de horas de estudo

Muitas vezes estudei biografia de outros artistas / designers e uma tendência que noto nos grandes nomes de diversas áreas é que não só eles eram pessoas muito esforçadas e dispostas a passar horas e mais horas em cima do seu ofício, mas eles também estavam dispostos a aprender o que fosse necessário para serem os melhores no que fazem. Temos essa miopia de achar que para ser bem sucedido em uma carreira é apenas necessário ser esforçado, quando na verdade precisamos estar sempre aprimorando nosso conhecimento para ser um profissional com mais a oferecer. O estudo não pode acabar depois que se finaliza a faculdade, pelo contrário, quando você está por sí para aprender é que se deve levar mais a sério essa tarefa, pois exige muita auto disciplina.

3 – Faz bem para a saúde e é uma maneira de unir as pessoas

Aprender faz bem para a memória, sua auto estima e para sua expectativa de vida segundo diversas pesquisas. Não só por esses benefícios você deveria rever sua rotina de estudos, mas também porque aprender pode ser um ótimo momento para socializar com os outros e gerar experiências incríveis. O ambiente de ensino também pode ser o ambiente de colaboração e socialização, são atividades que apenas enriquecem o aprendizado.

É isso ai pessoal, espero que o post tenha sido de auxílio, caso queria saber mais sobre mim, me sigam no Instagram  / Behance / Artstation

Clique aqui para comentar ( )