Um dos problemas de um Designer é quando tem um bloqueio criativo. É um dos piores momentos, pois é incerta a duração. É uma sensação desagradável, o querer fazer e não se conseguir.
Noção de criatividade
Não existe uma definição universal e precisa de criatividade. Do ponto de vista etimológico, a palavra provém do vocábulo latino creare, que significa “gerar” ou “produzir”.
Segundo Tschimmel, o termo criatividade surge igualada aos especialistas, inovadores da criatividade e cientistas da cognição. Uma pessoa criativa dá origem a algo de novo, desconhecido até ser apresentado. Hans welling, refere que existe três conceitos principais que definem criatividade: novidade, adaptabilidade e o facto de alguns produtos serem mais criativos que outros.
Os primeiros estudos acerca da criatividade surgiram nas ciências humanas, como a psicologia ou psicanálise. A partir de 1950 nos EUA, foi aprofundada essa investigação.
Motivos dos bloqueios criativos
Todos os designers e/ou profissionais ligados à criatividade, não acreditam muito no bloqueio da criatividade, até este surgir. Mas quando acontece, tem de ser combatido e a melhor forma é, analisar em primeiro lugar as razões que talvez tenham causado esse bloqueio. Ficam aqui alguns motivos:
- Stress;
- Noites mal dormidas;
- Saúde e má alimentação;
- Preocupações financeiras;
- Ocupação com atividades não relacionadas ao trabalho;
- Falta de conhecimento de um assunto, e logo insegurança pessoal;
- Desorientação no trabalho a desenvolver.
Formas de inspiração
Existe diversas formas de se inspirar, e a meu ver, cada pessoa tem as suas formas e maneiras, no entanto, fica aqui um pequeno esquema de algumas ideias para que a sua criatividade seja abundante e logo o seu trabalho corra como desejado.