Muito se tem lutado e discutido (sobretudo nas redes sociais) a respeito das pequenas corrupções cotidianas e a forma deturpada como alguns setores da sociedade conhecida como civilizada anda conduzindo sua cosmologia em relação à humanidade. Mas o que isso tem que ver com o Design? Simples. O Design pode -e deve- ser uma força motriz que leva e levanta a bandeira da justiça social, visando dias mais igualitários e menos corruptivos ao ser humano.
Sim. Nós, designers, publicitários, comunicólogos em geral, podemos (e acredito que devemos) ser os “Batmans” que nossas “Gotham’s” precisam, mesmo sem a “city”, nem mesmo nós sabermos que podemos o ser. Podemos contribuir, direto ou indiretamente, para que a coisa melhore ao menos um pouco. E só precisamos de apenas duas armas: iniciativa e criatividade. A segunda nós já temos uma predisposição em desenvolvê-la.
Aqui, selecionamos algumas imagens campanhas que podem nos encorajar nessa batalha pelo empoderamento social, econômico, ecológico e humanitário por meio do Design:
“Você vê como pode ser fácil alimentar crianças com fome?”
“A cor da pele não deve determinar o seu futuro”
“Curtir não está ajudando. Seja um voluntário. Mude uma vida.”
“Crianças soldados: Não está acontecendo aqui, mas está acontecendo agora”
World Wide Fund For Nature: “Assustador x Mais assustador”
“Pare a violência: se beber não dirija”
“Vítimas de tortura são pessoas como você e eu”
E aí? Motivou? Percebeu como um design bem elaborado pode contribuir não apena com um bom salário, mas também com uma luta mais justa contra as injustiças e corrupções cotidianas? Então, vamos lá. Iniciativa, criatividade e sair correndo pro abraço! Que a força esteja sempre com você!
Yeah!