Olá, criativos! Existe algum país cujo design gráfico chama muito a atenção de vocês?
Pois bem, para mim, entre vários que me influenciam tanto da cultura quanto no design, um deles é a Argentina. Mesmo sendo aqui do ladinho do Rio Grande do Sul onde vivo, tive apenas uma rápida oportunidade de visitar o país dos hermanos. Mesmo assim, há algum tempo venho observando o que se faz no design gráfico argentino, principalmente em termos de identidade visual, sinalização e embalagens.
Um dos fatos que me faz gostar do design de alguns países, é a nítida capacidade que estes têm em conseguir representar a sua cultura nos projetos que fazem. É quase subliminar. E entre estes países, a Argentina é um dos que me transmite isto.
Nos escritórios argentinos, dois pontos me chamam a atenção no desenho de Identidade Visual: o excelente desenho dos logotipos, sempre com bastante critério na hora de estudar o entre letras e; a grande capacidade técnica e artística para o desenho de símbolos. São vários os estúdios que se destacam nesta especialidade, e entre eles cito dois, cujos estilos me agradam muito. O Cassisi Branding & Diseño, especialistas em comunicação, design gráfico e identidade corporativa desde 1992 e que faz um design gráfico bastante tradicional e; o Empatia Studio, fundado em 2013 mesmo e com uma visão e trabalhos bastante modernos, apoiados na força do conceito para realizar projetos de branding, de embalagem, de web, de editorial e de ilustração.
O design de sinalização, mais especificamente o produzido e aplicado Buenos Aires, é também um ponto que, sem dúvidas, engrandece a cidade e serve de referência para qualquer projeto. O que me chama atenção é a simplicidade técnica com que os escritórios resolvem estes projetos. O Plan Visual Buenos Aires” como é conhecida a sinalização da cidade, tem na sua eficácia cromática e tipográfica os pontos centrais que todo e qualquer projeto de sinalização deveria apresentar. E já que citei o projeto, cito como exemplo de prática de projetos de sinalização o Diseño Shakespeare, que já tem mais de 50 anos de mercado. O escritório é também responsável pelo projeto de sinalética do Temaikèn Bioparque, que envolveu também o desenho de identidade.
Quando se fala em design de embalagens, observo que muitas que já encontrei pelos supermercados da vida, foram projetadas por escritórios argentinos. O Pierini Partners – que faz não somente os projetos de embalagem em nível nacional, como também dita as diretrizes para que estes sejam aplicados internacionalmente – é especialista em rótulos de cerveja. Outros projetos interessantes, como os de desenho de embalagem e a criação da marca V8, para a marca de desodorantes Rexona também são destaques no portfólio do escritório.
Mesmo agora, com eles bem representados mundialmente pelo Papa Francisco, e mais do que nunca sentindo-se deuses, soa até estranho falar que os projetos argentinos contém “simplicidade”. Brincadeirinha. Mas essa é a verdade, e é isto que é feito muito bem por eles. Projetos bem resolvidos e aliando perfeitamente estética e função, é o que pode se visto nos estúdios e escritórios da Argentina.
Vejo também muitos profissionais independentes (ou freelancers) com projetos muito legais no Behance. Nestes, me chama a atenção o bom uso da tipografia e uma linguagem visual mais solta na solução dos projetos, como é o caso das designers Valeria Ruiz-Schulze, Guillermina Astorga, e Martina Mut.
E vocês, leitores. Gostam do design argentino ou do design de algum outro país? Deixem suas dicas nos comentários que pesquisarei e trarei para vocês em um outro momento, neste mesmo local e neste mesmo horário.
Na próxima semana, trarei minhas impressões a respeito do design gráfico feito em Portugal.
Um abraço e até a próxima.
Referências:
http://www.pierinipartners.com/
http://sinalizarblog.com/2012/12/05/plan-visual-buenos-aires/
http://www.behance.net/guillerminaastorga
http://www.behance.net/ValeriaRuizSchulze
http://www.behance.net/matinam