Design

O design minimalista nas cozinhas: como ser minimal sem que falte nada?

A decoração minimalista costuma ter uma má reputação, mas há uma diferença entre um design com contenção e um que simplesmente não tem caráter. A chave para dominar essa tendência minimalista na cozinha é experimentar com texturas e variações sutis de cores. Se você misturar muitas texturas, materiais e superfícies de todas as cores diferentes, o resultado certamente passará longe do conceito minimalista.

As cozinhas minimalistas são elegantes, sofisticadas e refinadas, mas se mal pensadas, podem acabar sendo frias ou parecem incompletas. Aprenda como não cair no último caso, usando algumas das nossas dicas.

Opte por marinho ou marrom. Uma paleta de cores monocromática não se limita ao preto e branco. Cores como o azul marinho, por exemplo, acrescentam profundidade e informação.

Escolha materiais naturais que acrescentem algo. As cozinhas minimalistas geralmente trazem materiais naturais, como mármore, em cores e texturas únicas que acrescentam muito ao design.

Se a sua cozinha reformada parecer um pouco dura e inacabada, considere uma iluminação potente com luminárias que atraiam o olhar.

Abrace o espaço em branco. Os designers convencionais podem tentar preencher uma parede em branco com prateleiras e armazenamento abertos, mas os minimalistas sabem que a ausência também pode ser bonita. Minimalismo também não é esconder tudo: eletrodomésticos como fogão, lava-louças e forno podem aparecer e ainda assim vão compor um ambiente minimalista.

Edite itens em exibição. As melhores cozinhas minimalistas mantêm as bancadas e as prateleiras abertas, sem desordem. Escolha taças e copos esculturais que adicionam formas interessantes ao espaço, como uma tigela de frutas de design único ou uma caneca de cerâmica manchada.

Brinque com a proporção. Os melhores designers de interiores tomam decisões com base no instinto em vez de tentar encontrar uma fórmula para a cozinha “perfeita”. O desequilíbrio e as proporções distorcidas também podem ser bonitos.

Considere o layout e o fluxo. Cozinhas discretas funcionam bem em residências com um layout aberto, pois não prejudicam outros cômodos. Cozinhas minimalistas integradas criam um cenário neutro para a área de jantar e salas adjacentes.

Opte por armazenamento oculto em prateleiras abertas. O armazenamento é obrigatório se você deseja manter a cozinha arrumada. Construa armários para o que não precisa ser visto mas deixe em exibição peças de apelo visual, como panelas coloridas, por exemplo.

Equilibre a decoração escura com luz natural. Preocupado se sua cozinha ficará pequena e apertada se você escolher uma cor escura ou luminárias de teto? Balanceie os dois com luz natural e veja como o espaço cresce.

Seja minimalista também nos utensílios. Designers de interiores minimalistas questionam a necessidade de cada item, incluindo talheres, acessórios de decoração e eletrodomésticos. Uma boa dica para acentuar o ar minimal da cozinha é optar por armários e gavetas sem puxadores, por exemplo.

Adicione calidez com torneiras de alumínio. Dê personalidade à sua cozinha adicionando detalhes mistos de metal para equilibrar com os tons frios.

Clique aqui para comentar ( )