Quando assistimos vídeos no Youtube, sempre nos deparamos com comerciais de 30 segundos irritantes vinculados antes do vídeo começar, normalmente pulo este tipo de comercial (não há nada mais chato para um publicitário do que se depara com campanhas criadas em formato TV sendo disseminadas na web como campanhas para Internet) porem desta vez finalmente algo me chamou a atenção: a mais recente propaganda do barbeador Philips com Anderson Silva, intitulado “Anderson Silva – Cozinheiro”.
A propaganda criada pela Ogilvy&Mather é parte de uma estratégia da marca Philips de ser associada a imagem de um homem que apesar do estereótipo de um lutador de UFC, é muito vaidoso e se preocupa em preservar sua imagem. Ou seja, o que a Philips quer é traduzir em seu novo barbeador o homem moderno, que se preocupa coma aparência e quer a qualquer custo cuidar de si variando no estilo.
Na campanha, que vocês podem conferir abaixo (imagens e vídeo), mostra Anderson vivenciando três personagens com diferentes estilos de barba, tudo isso enquanto ele se barbeia em frente ao espelho com um barbeador Philips. No final, sua verdadeira profissão é revelada: cozinheiro. Esta grande sacada da Ogilvy com certeza traz um frescor as propagandas desta categoria de produto, mas ao mesmo tempo põe em cheque o quanto um lutador de UFC pode persuadir o publico o suficiente, mesmo todos sabendo da vaidade do lutador em questão? Será que um ator ou modelo que tenha a mesma preocupação com a aparência incitaria mais vendas? Ou a alma do negocio esta na no contraste do lutador machão com a vaidade masculina?