Olá, pessoas! Estamos movimentando mais essa parte de entrevistas aqui no DC. O primeiro papo foi com saudoso Pedro Panetto, no qual falamos sobre a graciosa proporção áurea aplicada ao design. Dessa vez, o papo é com o Flávio Muniz, marketeiro com ênfase em marketing digital e político. Nessa entrevista, ele falará um pouco sobre o mercado, formação acadêmica e outros assuntos sobre a área. Bora lá!
1| Flávio, me fala um pouco sobre a sua formação. No que você é formado? Onde estudou? Tem alguma especialização?
“Mauri primeiramente muito obrigado pela oportunidade! O Design Culture sempre me proporciona a chance de compartilhar conhecimento. Muito obrigado! Vamos lá, eu sou profissional de Marketing, mais conhecido como“Marketeiro” graduado e pós-graduado pela USP. Na pós, eu me especializei em Marketing Político e Propaganda Eleitoral na Escola de Comunicação e Artes da USP, a ECA. Eu escolhi essa especialização pois realizei alguns trabalhos em campanhas políticas para diversos tipos de candidatos, entre eles: Vereadores, Deputados, Senadores, Prefeitos e Governadores. Como também sou empreendedor e gestor da Agência Espalhando, fundada em 2009, fui aprendendo na prática como trazer bons resultados para meus clientes em seus projetos. Então eu uni a prática com a vivência acadêmica e em 2015 fui estudar nos Estados Unidos. Como eu realizava alguns cursos sobre Redes Sociais e SEO no centro de treinamento da Microsoft no mesmo prédio onde está localizada a Agência Espalhando na Avenida Paulista, recebi um convite para fazer a turma piloto de Digital Marketing: Social Media and Online Strategies em Harvard, Boston. Foi uma experiência fascinante. Tomei conhecimento de como estamos engatinhando no marketing digital e ainda pude conhecer as dependências da melhor universidade do mundo. Foi muito edificante. No ano passo eu fiz um curso livre na UCLA – Universidade de Los Angeles, sobre Mídias Sociais uma atualização que também foi bem bacana”.
2| Como você se interessou pela área? Teve algum fato, motivo ou motivador pra que isso acontecesse?
“O marketing digital, as Mídias Sociais e o Google por si só são motivadores. Em 2009 eu abri meu “site”, ainda não tinha uma agência; era só eu, o meu notebook e vontade de entrar de cabeça nesse mundo. Então, comecei a pesquisar alguns cursos e fiz um Curso Oficial do Google em Links Patrocinados, Google Adwords. Esse curso foi o pontapé inicial para eu conhecer todas as áreas onde poderia atuar no Google. E aí surgiu aquela famosa pergunta: Para eu anunciar no Google eu preciso sempre pagar? A partir deste momento eu conheci a busca orgânica. Me apaixonei de cara por rankeamento na busca natural do Google, o famoso SEO. Então tive como meta conhecer todos os profissionais que realmente traziam resultado e posicionavam sites na 1ªpágina do Google com consistência”.
3| Você é o fundador do portal Espalhando. Como se iniciou esse projeto?
“Como eu relatei acima, a Agência Espalhando surgiu como tudo na minha vida: Vontade de aprender mais e conhecer novas técnicas de divulgação. Eu comecei sozinho e hoje tenho mais de 20 colaboradores espalhados pelo Brasil, temos operação na Avenida Paulista, em um cooworking e o administrativo no Morumbi. No começo eu trabalhava apenas com Google Adwords e SEO; agora após 8 anos, somos uma agencia full. Atendemos todo tipo de serviço na área de marketing digital. A diferença do Espalhando para outras agências é que nosso DNA é trazer resultado através da divulgação online. Nós não criamos um site por criar, nós mostramos aos clientes que nosso site já sairá de fábrica com código totalmente amigável ao Google para facilitar a divulgação e o rankeamento”.
4| Pra o pessoal que não conhece ainda, o que vocês oferecem lá no portal?
Você poderia explicar melhor pra eles?
“Claro, Mauri. Nós temos muito conteúdo no blog do Espalhando. Conteúdo esse que nos rendeu o prêmio Top Blog 2015/2016, pela categoria Ciência e Tecnologia – fomos campeões pelo júri popular. O blog do espalhando traz toda semana dicas, notícias e informação sobre campanhas no Facebook, Instagram, otimização de sites no Google, interação com o mercado freelancer e muito mais. Além do blog do espalhando, nós trabalhamos como agência atendendo clientes de todo Brasil, criando assim, um círculo de conteúdo de qualidade com cases de sucesso que saem todos os meses da Agência. Para quem não conhece o nosso blog, vale a pena clicar no link: http://divulgar-site.com/blog/”
5| O que podemos esperar de novidades no portal daqui pra frente?
“Graças a Deus estamos com grandes novidades tanto na área da agência, como novos serviços, novas estratégias e na parte de conteúdo e educacional, estamos crescendo muito em parceria com o Design Culture. Temos a meta de percorrer algumas capitais com nossos cursos e eventos. Eu sou filho de professora e tenho sangue de professor. Eu me sinto muito realizado em poder compartilhar o que sei. Todas as estratégias que são bem-sucedidas aqui na Agência eu gosto de passar em meus cursos, mostrar o que deu certo e o que deu errado. Desta forma, todos nós crescemos juntos, eu como profissional, o Design Culture como grande parceiro e nossos clientes e alunos com conteúdo de qualidade”.
Mauri: “Seria uma boa vir aqui em Recife ou Caruaru (hehe)”.
6| Você tem sempre ministrado curso pelo Design Culture em São Paulo. Todos estão voltados para a área de marketing digital. Como é pra você dividir esses conhecimentos com o pessoal?
“Sim. Pelo Design Culture eu ministro o ‘Curso de Redes Sociais com ênfase em Marketing Digital’ e o ‘Mercado Freelancer Digital’, que é o meu “xodó”. Propaganda a parte, o curso para os Freelancers é o que eu mais gosto de ministrar; pois eu ensino desde como abrir uma empresa, até o atendimento e a captação de clientes. Este curso é um pouco dos meus 8 anos de experiência ministrado em 8 horas de curso. Convido a todos os profissionais que como eu, começaram freelancers e procuram sucesso e crescimento no mercado digital. Também ministro do Curso de Marketing Político de 2 em 2 anos sempre quando as eleições se aproximam. Neste curso, eu falo sobre campanhas políticas, planejamento de campanhas, pesquisas quali e quanti, um panorama do mercado nesta área e muito mais. É um curso muito bacana pois eu tenho experiência em campanhas e também fiz pós na área. Dessa forma, consigo unir tanto a parte teórica com a prática de uma campanha”.
7| Um novo curso de Redes Sociais com ênfase em Marketing Digital está marcado para em abril para São Paulo e Salvador em maio. O que podemos esperar do o curso?
“Estou muito motivado para este novo formato. Eu e o DC (para os íntimos, rsrs) sempre realizamos cursos aos sábados, mas devido a muito pedidos de alunos que pedem por nossos cursos a noite, resolvemos fazer. Serão 2 dias de curso quarta e quinta, possivelmente nos dias 26 e 27 de abril (inscrições: http://bit.ly/cursoredessociaissp2) . Será realizado a noite, o que ajuda muita gente que trabalha o dia todo em agências e em seus próprios projetos. Fico feliz com essa nova turma e também de levar nosso curso a Salvador, na Bahia. A Bahia é uma praça onde existem pessoas de extrema criatividade, grandes profissionais, como Nizan Guanaes, Duda Mendonça e se não me engano, João Santana. Já visitei algumas agências em Salvador e costumo dizer que salvador transborda criatividade, arte e muita cultura. Quem tiver interesse no curso de Salvador deixe seu e-mail nesse link: http://bit.ly/reservasalvador ou de já pode efetuar a inscrição em nossa primeira turma acessando: http://bit.ly/cursoredessociaisba
8| Você gostaria de deixar algum recado para as pessoa que seguem você e acompanham o Espalhando?
“Gostaria de agradecer e convidar a todos a conhecer nossos cursos. O Design Culture investe muito para trazer conteúdo e conhecimento para seus leitores. Sobre o Espalhando, visitem nosso site e nosso blog pois sempre tem algo novo sobre Marketing Digital e Redes Sociais. Finalizo novamente deixando meu muito obrigado ao Design Culture pela entrevista e oportunidade de interagir com seus leitores. Grande abraço!”
Eu que agradeço! Muito sucesso e paz na caminhada.
Gostou do artigo? Fala aí nos comentários! ;)
Você pode acompanhar o Flávio e o Espalhando através do Palestrante Marketing Digital, Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Fiquem aguardando próximas entrevistas. Abraços!