Design

O que não fazer ao criar um logotipo

Desde a chegada da internet e sua influência, sua marca nunca foi tão visualizada como antes. Por isso, é importante que seu logo seja único e marcante na memória das pessoas, fazendo com que ele se destaque entre os outros milhares de logos por aí. Existem alguns erros comuns que são cometidos durante o processo de design de um logo novo ou na remodelação de um logotipo já existente. Neste artigo discutiremos os erros mais comuns durante a criação de um logotipo no qual podemos acabar vítimas e como evitá-los.

Fontes que não transmite a essência da marca

Quando falamos em criar um logotipo marcante e de sucesso, devemos não somente pensar no design como também na fonte. No caso da sua marca usar um slogan, nome ou algum recurso de texto, a fonte que você escolher vai ser um elemento importantíssimo que pode agregar valor ao visual do seu logotipo — ou ter o efeito oposto. Cada empresa possui sua própria personalidade e suas fontes também, então é importante saber quais são as melhores fontes para logotipo que se encaixam com a da sua empresa.

Evite fontes exageradas e pouco expressivas, como a famosa “Papyrus” ou “Comic Sans”.  É comum um logotipo falhar quando escolhemos a fonte de forma errada, fontes complexas ou que não se conectam à atuação da sua empresa, já que podem podem passar uma imagem equivocada e não profissional da sua marca. As fontes são classificadas em dois estilos, sem serifa e com serifa, cada estilo remete uma linguagem a ser passada. Fontes com serifa passam uma imagem de formalidade, credibilidade e tradição, já as fontes sem serifa tem uma linguagem mais simples e contemporânea.

Logotipo pesado e muito complexo

Ao criar ou remodelar seu logotipo é preciso tomar em conta diversos elementos como fonte, letras, cores, formas, traços e desenhos para não o deixar sobrecarregado. Um logo pesado e elementos desnecessários podem causar um impacto negativo na imagem que a sua marca passa. Quanto mais simples e limpo, mais fácil será da sua marca ser lembrada positivamente. Para um logotipo ajudar no reconhecimento da sua marca e representar a essência da sua empresa, ele precisa ser versátil, ou seja, seu logotipo pode ser reproduzido em diversos tamanhos e mídias sem perder suas características, significado e estilo. 

O seu logo também precisa ser memorável. Dessa forma, quando as pessoas pensarem em seus produtos, lembrarão da sua marca e do seu logotipo. Por isso, mantenha o seu logo simples e facilmente reconhecível.

Cores erradas que não se conectam com sua marca

Assim como as fontes e letras, a paleta de cores da identidade visual da sua marca é um fator fundamental para o seu logotipo. Com cores somos capazes de transmitir sentimentos, sensações e ideais. As cores que você escolher vão influenciar como as pessoas percebem e visualizam sua marca. É importante estudar e perceber o impacto que será causado aos clientes durante a criação ou remodelação do seu logotipo e dessa forma escolher de forma assertiva uma paleta de cores que reflete a missão, objetivos e valores da sua empresa.

Usar o bom senso nesse momento é essencial para não cometer exageros e conseguir uma harmonização e quantidade de cores adequadas. Ao definir as cores que serão utilizadas nos elementos visuais da sua marca, deve-se tomar em conta o efeito psicológico que as cores proporcionam

Confiar nas tendências

Sabemos que as tendências eventualmente vão e vem e é uma parte fundamental do marketing da empresa, mas a linha entre o clichê e a tendência é bastante tênue. O logotipo da empresa precisa ser bem elaborado e eternizado, mas não ultrapassado. Nem sempre devemos seguir as tendências e acabar errando no logotipo. A criação de um logotipo baseado nas tendências pode ter um efeito imediato e a curto prazo.

Escolhas baseadas nas preferências pessoais

É importante ter em mente que o seu logotipo precisa fazer sentido para o seu público alvo e não necessariamente para o seu gosto pessoal. Saber diferenciar as suas preferências das necessidades da sua empresa é algo fundamental, especialmente quando o assunto é design. Nem sempre sua preferência por cor, fonte ou desenho seja o mais adequado para a sua marca. Verificar se o seu logotipo faz sentido ou não pode ser feito através de enquetes nas redes sociais, pesquisas e clientes. A criação da identidade visual da sua marca é uma das estratégias de publicidade que você tem em mãos, sendo um dos fatores mais cruciais para sua marca atrair seu público alvo. É preciso passar aos clientes a personalidade e a missão da sua marca no primeiro momento.

Para reformular ou desenvolver um logotipo é preciso fazer muita pesquisa e estudar para não cometer erros que podem prejudicar a imagem da sua marca. Lembre-se: Com o avanço da tecnologia e redes sociais, a imagem que você passa da sua marca passa a ser tudo.

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